BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Com a nova Lei 15.163/2025 pode ser condenado de 2 a 5 anos e tomar multa quem abandona idosos no Brasil

Paulo Silva Por Paulo Silva
13/02/2026
Em ECONOMIA, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Lei 15.163/2025 endurece o combate à violência contra pessoas vulneráveis no Brasil ao alterar o Código Penal e os estatutos do idoso e da pessoa com deficiência. Sancionada recentemente, a norma eleva o tempo de prisão para quem comete abandono ou agressões físicas e psicológicas.

O que mudou com a nova regra de proteção?

O cerco fechou para quem pratica violência, pois a legislação agora trata crimes de abandono e maus-tratos com muito mais rigor. A punição básica subiu para o intervalo de 2 a 5 anos de reclusão, o que muda totalmente o jogo jurídico.

Antes dessa atualização, as penas eram bem mais brandas, variando apenas de 6 meses a 3 anos. Esse cenário antigo muitas vezes resultava em punições leves que não intimidavam os agressores de forma eficiente.

Pessoa idosa amparada por profissional em ambiente seguro conforme a nova legislação
Pessoa idosa amparada por profissional em ambiente seguro conforme a nova legislação

 

Quais são as punições para casos de lesão ou morte?

O papo é reto: se a violência resultar em lesão corporal grave, a nova regra estabelece um período de 3 a 7 anos de cadeia. A lei não dá brecha para descuidos e foca na integridade física de quem não consegue se defender sozinho.

Nos casos mais extremos, onde ocorre a morte da vítima, a pena sobe drasticamente para o patamar de 8 a 14 anos de reclusão. Essa mudança equipara o crime a delitos de alta gravidade, garantindo que a justiça seja proporcional ao dano causado.

Leia também: Nova lei do retrovisor está em vigor e afetando motoristas brasileiros

Como fica a situação dos idosos e pessoas com deficiência?

As mudanças atingem diretamente o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PCD) para garantir segurança máxima.

⚖️ Alterações na legislação penal

Comparativo de penas: Abandono e maus-tratos

Código Penal (Arts. 133 e 136)

Pena básica
2 a 5 anos
Se resulta lesão grave
3 a 7 anos
Se resulta morte
8 a 14 anos

Estatuto do Idoso (Art. 99)

Pena básica
2 a 5 anos
Se resulta lesão grave
3 a 7 anos
Se resulta morte
8 a 14 anos

Estatuto PCD (Art. 90)

Pessoa com Deficiência
⚠️ Agravante: Aplicação cumulativa de multa em todos os casos.
Pena básica
2 a 5 anos
+ multa
Lesão grave
3 a 7 anos
+ multa
Morte
8 a 14 anos
+ multa

Quem criou o projeto que virou lei nacional?

O texto final é fruto do PL 4626/2020, apresentado pelos deputados Helio Lopes, Carla Zambelli e Daniel Freitas. Ele passou por um longo caminho de votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal até a sanção em 3 de julho de 2025.

Estes foram os principais relatores que ajudaram a moldar o texto final:

Leia Mais

Idosa brasileira sorridente sendo atendida com respeito em um supermercado iluminado.

Governo e a lei obrigatória em mercados e farmácias que atinge idosos com mais de 60 anos e deficientes

9 de março de 2026
Mudanças na tributação para automóveis antigos e veículos elétricos segundo as novas normas de 2026

Motoristas devem saber sobre as regras da nova lei do IPVA que entrou em vigor em 2026

25 de fevereiro de 2026
  • Deputado Dr. Frederico, que atuou como relator na CCJC da Câmara.
  • Senadora Soraya Thronicke, responsável pelo parecer favorável na Comissão de Direitos Humanos.
  • Senador Carlos Viana, que relatou a matéria na CCJ do Senado com emendas importantes.
Pessoa idosa amparada por profissional em ambiente seguro conforme a nova legislação
Pessoa idosa amparada por profissional em ambiente seguro conforme a nova legislação

Por que o governo decidiu endurecer essas penas agora?

A ideia foi acabar de vez com a sensação de impunidade, já que as penas anteriores permitiam o uso da Lei 9.099/95. Isso significa que muitos agressores resolviam o problema com transações penais simples em juizados especiais, sem chegar à prisão.

Com a Lei 15.163/2025 em vigor desde sua publicação no Diário Oficial da União em 4 de julho, esse privilégio acabou. Agora, crimes contra idosos, crianças e PCDs exigem um processo criminal completo e penas que realmente afastam o criminoso do convívio social.

Essa nova realidade jurídica busca proteger quem está em instituições de longa permanência ou sob cuidados de terceiros. A aplicação imediata da norma reforça que a negligência e a covardia contra os mais vulneráveis terão um preço alto para o bolso e para a liberdade do infrator.

O trem a hidrogênio que percorre 1.000 quilômetros com um tanque, chega a 140 quilômetros por hora e solta apenas vapor d’água

O material 200 vezes mais resistente que o aço e leve o bastante para cobrir um campo de futebol pesando menos de 1 grama

O Caribe Maranhense a 325 km da capital reúne o único delta em mar aberto das Américas e lagoas que enchem entre dezembro e julho

Esqueça o quartzo comum, pois este mineral de zinco de 1829 emite uma fluorescência verde neon quando exposto à luz ultravioleta

O ônibus japonês que troca pneus por rodas de ferro em 15 segundos e salva vilarejos isolados ao virar trem sobre trilhos

Há 3 bilhões de anos, uma cachoeira de 4.000 metros cortava Marte e deixava marcas que a NASA ainda consegue mapear do espaço

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.