A Caixa Econômica Federal deu início, nesta quarta-feira (17), ao pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás para o mês de abril. O processo segue um calendário definido que se baseia no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, prometendo facilitar e organizar a distribuição dos benefícios.
Quanto é o Auxílio Gás e Como Funciona o Bolsa Família?
Em abril, o valor do Auxílio Gás será de R$ 102, atrelado a 100% da média nacional do preço do botijão de gás de 13 quilos. Este benefício, de caráter bimestral, é uma iniciativa do governo federal para auxiliar mais de 5,5 milhões de famílias a minimizar os impactos financeiros causados pelo alto custo do gás de cozinha.

Como Funciona o Calendário de Pagamento do Auxílio Gás?
O calendário de pagamentos é estrategicamente pensado para distribuir os benefícios de forma ordenada ao longo do mês. Desta maneira, os beneficiários com NIS final 1 são os primeiros da lista, recebendo já no dia 17 de abril, e assim por diante, até o final do NIS 0, que receberá no dia 30. Notavelmente, os pagamentos não ocorrem aos finais de semana, sendo um aspecto importante para quem planeja realizar saques ou movimentações.
- Final do NIS 1 – 17 de abril
- Final do NIS 2 – 18 de abril
- Final do NIS 3 – 19 de abril
- Final do NIS 4 – 22 de abril
- Final do NIS 5 – 23 de abril
- Final do NIS 6 – 24 de abril
- Final do NIS 7 – 25 de abril
- Final do NIS 8 – 26 de abril
- Final do NIS 9 – 29 de abril
- Final do NIS 0 – 30 de abril
Como os Beneficiários Podem Movimentar os Valores?
Os beneficiários dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás têm à disposição várias formas para movimentar os valores recebidos, priorizando a comodidade e segurança. O aplicativo Caixa Tem surge como uma ferramenta multifuncional, permitindo a realização de compras, saques, transferências via Pix e o pagamento de contas diversas. Além disso, os beneficiários podem usar o cartão do programa em estabelecimentos comerciais que aceitem a função de débito.
Onde Sacar o Auxílio Gás?
Além do prático aplicativo Caixa Tem, os valores podem ser movimentados por terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e, claro, nas agências da Caixa Econômica Federal. Essas múltiplas opções garantem que os beneficiários possam escolher o método que melhor atenda às suas necessidades.
Esta iniciativa da Caixa Econômica Federal reflete o compromisso contínuo do governo em promover o bem-estar social e econômico das famílias mais vulneráveis, além de destacar a importância de uma estrutura de pagamento bem organizada para a efetividade dos programas sociais.