BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Alerta sobre os dados da China relacionados à COVID e à necessidade de aplicação de vacinas ocidentais

Daniela Alves é Analista de Relações Internacionais, Mestre em Medicina, Diretora do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais

BMCNEWSPor BMCNEWS
18/01/2023
Bandeira da China é vista em Pequim
Bandeira da China é vista em Pequim. Foto: Reuters, Thomas Peter

Especialistas chineses em saúde declararam à Organização Mundial da Saúde (OMS) que duas subvariantes da Ômicron estão dominando o atual surto chinês, com os BA.5.2 e BF.7, juntos, respondendo por 97,5% de todos os casos de infecções locais, de acordo com o sequenciamento genômico.

“Algumas outras subvariantes Ômicron conhecidas também foram detectadas, embora em baixas porcentagens”, disse a OMS em seu documento sobre a reunião com o Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC, sigla em inglês). Acrescentando: “Essas variantes são conhecidas e circulam em outros países e, no momento, nenhuma nova variante foi relatada pelo CDC da China”.

Estes dados foram apresentados em um relatório do Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução do Vírus (TAG-VE, sigla em inglês) da OMS, divulgado na quarta-feira, 4 de janeiro, após uma reunião com funcionários do Centro para discutir o surto de COVID que está ocorrendo no país.

Em uma coletiva de imprensa, logo após a divulgação do relatório, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu ao governo chinês que forneça informações mais transparentes sobre os genomas sequenciados, bem como informações sobre hospitalizações e mortes por COVID, pois ele e outros altos funcionários da OMS sugeriram que podem ter sido subnotificados.

Mike Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde, relatou em um comunicado à imprensa que os números atuais publicados na China sub-representam internações hospitalares, pacientes em unidades de terapia intensiva e particularmente em termos de morte.

O número de casos de COVID-19 atingiu um recorde na China continental, com pico em 2 de dezembro de 2022. Nas últimas três semanas, a incidência caiu, provavelmente, devido a um menor número de testes realizados, resultando em menos infecções detectadas. Continua a haver falta de dados confiáveis ​​sobre casos da doença, internações hospitalares, mortes, bem como sobre a capacidade e ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no país. 

As variantes que circulam na China já estão agindo em outros países e não existem, no momento, desafios naqueles com níveis relativamente altos de imunização.

Como bem colocado por Chaguan no jornal The Economist, “o Partido Comunista da China prefere revelar suas ambições apenas quando se sente confiante no sucesso. Sempre que ocorrerem falhas, os líderes partidários calam-se, a propaganda muda de rumo, as estatísticas tornam-se ainda menos controlados do que o habitual, e a segurança é reforçada. Essas manobras evasivas podem ser vistas agora, quando a China abandona sua política de “COVID ZERO”.

Embora haja uma percepção de que a Ômicron seja branda e não terá um alto número de mortos, “a experiência em Hong Kong, no entanto, onde 10.000 morreram nos primeiros meses da onda Ômicron, sugere o contrário”, segundo o Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington. 

Hong Kong é considerado um bom indicador do que provavelmente acontecerá na China, pois tem “níveis semelhantes de vacinação com uma vacina comparativamente ruim e baixos níveis de vacinação na população com mais de 80 anos, que correm o maior risco de morte”. 

Segundo a OMS, a China deveria aproveitar ao máximo todas as vacinas COVID-19 disponíveis para combater o último surto de Ômicron – incluindo as vacinas de mRNA, que são mais eficazes que as oferecidas pela Sinovac e Sinopharm.

A governo chinês afirma ter fabricado cerca de metade de todo o estoque mundial de vacinas contra a Covid, mas não aprovou as de mRNA produzidas no exterior para uso geral na China continental. Ressalte-se que, de acordo com Ryan, com as vacinas chinesas tendo uma eficácia de proteção de cerca de 50% ou menos em pessoas com mais de 60 anos, “isso não é proteção suficiente em uma população tão grande quanto a China”.

A BioNTech desenvolveu o mesmo imunizante baseado em mRNA, em parceria com uma empresa com sede em Xangai, a Fosun Pharma, mas, atualmente, está disponível apenas em Hong Kong e Macau.

De acordo com os dados obtidos das províncias regionais chinesas, as previsões da Airfinity, empresa de inteligência e análises globais de saúde, sugerem que o país provavelmente sofrerá duas ondas de COVID-19, a primeira das quais está prevista para ocorrer em meados de janeiro e a segunda para o início de março de 2023. 

A modelagem sugere que a maior taxa diária de casos poderia chegar a 3,7 milhões no pico de janeiro e 4,2 milhões em março. A Chefe de Vacinas e Epidemiologia da Airfinity, Dra. Louise Blair, explicou que os números oficiais de 1.800 casos e 7 mortes relatadas na semana passada são significativamente inferiores às estimativas da rede de mais de um milhão de casos e 5.000 mortes por dia. 

Além disso, o governo chinês alterou sua maneira de registrar as mortes, incluindo apenas aquelas pessoas que morrem devido a insuficiência respiratória ou pneumonia após o teste positivo, o que poderia potencialmente subestimar a magnitude dos falecimentos em todo o país. Para combater a falta de informações confiáveis, a Airfinity criou uma rede de jornalistas na África, Ásia, Genebra e Nova York para fornecer ao público notícias e análises baseadas em evidências e de livre acesso.

Na tentativa de conter um novo surto, a Comissão Europeia ofereceu imunizantes a Pequim. “Tendo em vista a situação da COVID na China, o comissário Kyriakides procurou seus colegas chineses para oferecer solidariedade e apoio da UE, incluindo experiência em saúde pública, bem como por meio de doações de vacinas da UE adaptadas a variantes”, afirmou o porta-voz da Comissão, Tim McPhie.

Com a falta de confiança sobre dados aumentando, países como Austrália, Canadá, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, entre outros, voltaram a impor restrições aos viajantes que chegam da China, como exigir um teste antes de embarcar em um voo.

Leia Mais

LULA

Lula diz que Brasil não pretende entrar em confronto com EUA e China: “não sou louco”

29 de julho de 2026
Foto: Reprodução BM&C NEWS
Foto: Reprodução BM&C NEWS

PIB da China desacelera e expõe fraqueza do consumo interno

28 de julho de 2026

O governo chinês criticou os requisitos adicionais de testagem e ameaçou medidas contra os países que impõem restrições. “Não acreditamos que as medidas de restrição de entrada que alguns países adotaram contra a China sejam baseadas na ciência. Algumas dessas medidas são desproporcionais e simplesmente inaceitáveis”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, em um comunicado na terça-feira, dia 3. Complementando: “Rejeitamos firmemente o uso de medidas COVID para fins políticos e tomaremos as medidas correspondentes em resposta a situações variadas com base no princípio da reciprocidade”.

Caso a China não implemente as orientações internacionais, mais restrições poderão ser levantadas com risco significativo de impacto econômico e acirramento das relações entre a China e o ocidente.

Daniela Alves é Analista de Relações Internacionais, Mestre em Medicina, Diretora do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais

Tags: Chinacovid-19Pablo Marcal

Notícias

IBOVESPA

Ibovespa fecha com leve baixa, com Petrobras e Itaú; Vale sobe

7 de agosto de 2026

Endividamento segue no maior patamar da série histórica e famílias continuam no limite financeiro

Krugman critica tarifa dos EUA e diz que Pix virou alvo de disputa comercial

Economia cresce 0,7% em maio, puxada por consumo das famílias, diz FGV

IPCA desacelera para 0,16% em junho com queda nos preços dos alimentos

Produção industrial cai 0,2% em maio e decepciona mercado com primeiro resultado negativo do ano

novas regras do Pix
ECONOMIA

BC adia novas regras do pix; veja o que muda em setembro

8 de agosto de 2026
IBOVESPA
MERCADOS

Ibovespa despenca mais de 1%, tem pior semana desde maio e dólar cai

7 de agosto de 2026
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Renner corta projeção de receita após 2º trimestre fraco e ações despencam mais de 8%

7 de agosto de 2026
"Renda fixa segue atrativa no Brasil diante de Selic alta", avalia Fami
ECONOMIA

Investidor brasileiro amplia aportes em investimentos coletivos em meio a juros altos

7 de agosto de 2026

Leia Mais

  • Análises
  • ECONOMIA
  • MERCADOS
novas regras do Pix

BC adia novas regras do pix; veja o que muda em setembro

8 de agosto de 2026

As novas regras do Pix para o combate a fraudes terão um cronograma diferente do anunciado inicialmente pelo Banco Central....

"Renda fixa segue atrativa no Brasil diante de Selic alta", avalia Fami

Investidor brasileiro amplia aportes em investimentos coletivos em meio a juros altos

7 de agosto de 2026

O Brasil atravessa um dos períodos mais longos de juros elevados em sua história recente, com a Selic em patamar...

gasolina e32

Gasolina com 32% de etanol: quanto muda no custo por km

7 de agosto de 2026

Desde 1º de agosto, a gasolina vendida no Brasil passou a ter 32% de etanol anidro, ante os 30% anteriores....

saque aniversario fgts

Saque-aniversário do FGTS: quanto recebe e o que perde ao aderir

7 de agosto de 2026

O saque-aniversário do FGTS permite ao trabalhador retirar todos os anos uma parte do saldo existente em suas contas do...

CALENDARIO INSS

Calendário do INSS: veja quando será pago o benefício de agosto

6 de agosto de 2026

O calendário do INSS de agosto de 2026 começa no dia 25 para os segurados que recebem até um salário...

SELIC EM QUEDA

Selic em queda: onde colocar o dinheiro que estava na poupança

7 de agosto de 2026

Com a Selic em queda, o rendimento de parte das aplicações de renda fixa também começa a diminuir. Na quarta-feira...

IMPOSTO DE RENDA - RECEITA FEDERAL

Nova tabela do IR 2026: quanto você deixa de pagar por faixa de salário

6 de agosto de 2026

A nova tabela do IR 2026 está em vigor desde 1º de janeiro e mudou o desconto do Imposto de...

Taxa-Selic

Selic a 14%: o que muda no financiamento, no consignado e no cartão

6 de agosto de 2026

O Comitê de Política Monetária do Banco Central definiu na noite desta quarta-feira (5), um corte de 0.25 pontos, fixando...

BANCO CENTRAL

Copom corta Selic em 0,25 ponto e leva taxa a 14% ao ano

6 de agosto de 2026

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta terça-feira (5) reduzir a taxa Selic em 0,25 ponto...

BANCO CENTRAL

Copom decide Selic sob influência da geopolítica e do cenário fiscal

5 de agosto de 2026

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decide nesta quarta-feira (05) o novo nível da taxa Selic. A expectativa...

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Gerir a sua privacidade
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios (não) personalizados. O consentimento para essas tecnologias permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerir opções
  • Gerir serviços
  • Gerir {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • NEW DEAL
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • RAV SANY
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.