BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

PEC do fim da escala 6×1 vai para a CCJ, diz Hugo Motta

Após aprovação, nova jornada entra em vigor 360 dias após publicação

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
09/02/2026
Em POLÍTICA

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou hoje (9), em Brasília, que encaminhou a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do fim da escala de trabalho 6×1 para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caberá ao colegiado analisar a admissibilidade da matéria (PEC 8/25). Se for aprovada, segue para análise de uma comissão especial.

O texto, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), acaba com a escala 6×1, de seis dias de trabalho e um de descanso, e limita a duração do trabalho normal a 36 horas semanais. Pela proposta, a nova jornada entra em vigor 360 dias após a data da sua publicação.

Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais.

Fim da escala 6×1 e horários compensados

A proposta da deputada também faculta a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Leia Mais

inteligência artificial no financeiro

Estudo revela paradoxo da inteligência artificial no financeiro corporativo

16 de março de 2026
Bolsonaro

Bolsonaro é internado em UTI após diagnóstico de broncopneumonia bacteriana

13 de março de 2026

Motta disse que apensou à PEC outra proposta de idêntico teor, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O texto também reduz a jornada de trabalho para 36h semanais, facultadas a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

A matéria, entretanto, prevê que a nova jornada entre em vigor 10 anos após a data de sua publicação.

“Vamos ouvir todos os setores com equilíbrio e responsabilidade para entregar a melhor lei para os brasileiros. O mundo avançou, principalmente na área tecnológica, e o Brasil não pode ficar para trás”, afirmou Motta por meio de suas redes sociais.

*Com informações da Agência Brasil

Com a cravação do prego de ouro em 1869, em Utah, os EUA uniram as costas Leste e Oeste, criando a primeira ferrovia transcontinental do país

Rodovia em New Hampshire ganha fama por suas florestas, pois seus 311 km de extensão cortam as montanhas brancas em um cenário de outono único

O fim do box de vidro comum: o sofisticado chuveiro italiano que elimina o mofo e virou a maior tendência nos banheiros do Brasil

Economia ganhando tração? IBC-Br registra alta no início de 2026

Mercado eleva projeções de inflação e juros no Focus de hoje

O concreto que flutua na água: a técnica que mistura cimento com espuma de sabão para criar domos indestrutíveis e térmicos

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.