BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Lula e a obsessão em controlar a internet; agora, é a vez do TikTok

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
19/05/2025
Em OPINIÃO

Foi um vazamento e tanto: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja se queixaram ao presidente chinês Xi Jinping que o TikTok tinha virado um porto seguro para a extrema-direita brasileira e pediram uma espécie de intervenção na plataforma de conteúdos mais acessada do planeta. A ideia de Lula e Janja seria enviar uma pessoa “de confiança” ao Brasil para observar o cenário digital de nosso país. Na prática, o mandatário brasileiro pediu que o gigante digital chinês, de alguma forma, controlasse as postagens de sua plataforma.

Entre os críticos da implementação de um controle sobre os conteúdos postados nas redes sociais está a preocupação de regras que sufoquem a liberdade de expressão. É por isso que muitos dizem que o Brasil está sob a ação de medidas ditatoriais que têm inspiração em gurus vindos do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.

Leia Mais

Uma campanha travada para Zema e Caiado; mas não para Renan

12 de junho de 2026
Foto: Reprodução BM&C NEWS

Inteligência artificial muda consumo, carreira e criação, dizem convidados do Money Report

12 de junho de 2026

O governo, diante disso, deu uma colher de chá enorme aos inimigos, pois pediu ao líder de uma ditadura que impeça o uso da plataforma TikTok por parte daqueles que pensam diferente da esquerda. Extremismos, evidentemente, devem ser combatidos sempre. Mas, na cabeça do presidente Lula, apenas os radicalismos de direita precisam ser combatidos; os de esquerda estariam liberados.

Após o vazamento do colóquio entre Xi, Lula e Janja, o núcleo duro do Planalto sofreu represálias. Os ministros levaram uma bronca no avião presidencial e sofreram um constrangimento atroz: o chefe levantou a hipótese de checar o conteúdo do celular dos presentes para descobrir o autor do vazamento. Mesmo que a sugestão fosse absurda, houve quem desbloqueasse a tela de seu aparelho e quisesse entregá-lo, como o ministro Alexandre Padilha.

A reação servil de Padilha é tão chocante quanto a ideia stalinista de Lula. Ou um presidente confia ou não confia em seus mais próximos colaboradores. Submeter uma equipe de assessores íntimos a esse tipo de mal-estar é um sintoma de que o governo está perdido e o presidente tem dificuldades de manter o controle emocional.

Lula prefere derrotar os inimigos usando suas regras preferidas – o controle do Estado. Mesmo que ele obtenha sucesso neste caso do TikTok, no entanto, os internautas vão continuar usando as plataformas digitais para divulgar suas ideias. O PT e Lula obteriam melhores resultados se entrassem no mesmo jogo e fizessem vídeos que sensibilizassem os algoritmos das redes. No fundo, porém, os petistas preferem simplesmente controlar o que pode ou não pode ser publicado. Isso, definitivamente, não é democracia.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Uma campanha travada para Zema e Caiado; mas não para Renan

Inteligência artificial muda consumo, carreira e criação, dizem convidados do Money Report

Alta do imposto de importação para veículos eletrificados reacende debate sobre tributação e transição energética no Brasil

Inflação nos EUA pressiona Fed e limita espaço para cortes de juros

Influenciadores de finanças crescem quase 300% e certificação vira alerta para investidores

O Irã e os Limites da Autonomia Estratégica Europeia

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.