
O grupo EMS comprou a família Caladryl da farmacêutica Cellera Farma. A negociação gira em torno de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões e faz parte da estratégia de aumentar a sua representatividade no segmento de medicamentos isentos de prescrição (OTC). Segundo Roberto Amazonas, diretor médico-científico da companhia, a negociação foi aprovada na última segunda-feira (12) pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). “A negociação com a Cellera envolveu também a compra da tecnologia e, com isso, a produção da linha já será transferida à EMS”, afirmou Amazonas.
LEIA MAIS:
- Mercado: Focus, balanços e o que move esta segunda
- Saiba os assuntos que vão movimentar o mercado esta semana
Exceto a nova aquisição, a companhia possui, até o momento, seis linhas de produtos dentro da divisão OTC: “A companhia enxerga o segmento de OTC como uma forma de extensão de marca. E o Caladryl é um medicamento com mais de 50 anos de mercado. Estamos sempre atentos às novas oportunidades de mercado e sempre temos o interesse em medicamentos isentos de prescrição”, disse Roberto Amazonas.
Em nota, o vice-presidente da EMS, Marcus Sanchez, informou que a iniciativa faz parte de uma diretriz da empresa, e tem como objetivo adquirir marcas maduras para aumentar sua participação nesse segmento.
O objetivo do Caladryl, que atualmente vende cerca de R$ 5 milhões por ano, é dobrar o faturamento nos próximos dois anos. “É um mercado muito pulverizado e essa linha tem participação de 14% no segmento de produtos pós-sol e protetores solares. Queremos a liderança e para isso, teremos que deter uns 20% de fatia de mercado. Em cinco anos, nossa meta é chegar ao ‘share’ de 30%”, disse o executivo.
Omilton Visconde Junior, CEO da Cellera Farma, destacou que com a negociação a empresa diminui a presença em OTC. E isso tem como foco o portfólio de medicamentos com prescrição médica, em especial para os produtos voltados para o sistema nervoso central.
A compra da Caladryl pela Cellera se deu em 2017 e fez com que ampliasse a linha com o lançamento de protetores solares. Além disso, revitalizou as embalagens e foi capaz de desenvolver nova identidade visual. “Estamos trabalhando para firmar novas parceiras e atentos às oportunidades de mercado. Além de discutir a extensão de linha dentro da parceira com a Janssen ”, afirmou o executivo da Cellera.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: