BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Entenda a Transformação do RG para a Carteira de Identidade Nacional (CIN)

BMCNEWS Por BMCNEWS
28/05/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No atual panorama brasileiro, a transformação de diversos documentos em um único representa um significativo avanço. A Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como novo RG, é o foco dessa grande mudança. Instituída para simplificar a vida dos cidadãos e melhorar a segurança nacional, a CIN unificará informações essenciais em uma só plataforma.

Como Funcionará a Nova CIN e Seus Benefícios

Entenda a Transformação do RG para a Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Entenda a Transformação do RG para a Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A CIN não só substituirá o RG, mas também integrará dados do título de eleitor, CNH, carteira de trabalho, e outros, aumentando a eficácia no combate à fraudes e à falsificação de documentos. Essa centralização de informações é viabilizada por tecnologias de ponta como QR Code e blockchain, que garantem mais segurança e confiabilidade ao acesso dos dados.

Por que a CIN está sendo implantada? O principal objetivo do governo, ao criar a CIN, é centralizar e proteger as informações dos cidadãos, evitando fraudes e simplificando o processo de identificação em todo o território nacional e nos países do Mercosul.

Implementação da CIN nos Estados Brasileiros

Desde o início de sua implementação em agosto de 2022, vários estados já começaram a adotar a Carteira de Identidade Nacional. Até o momento, 23 estados, mais o Distrito Federal, já estão emitindo o novo documento. Estados como Acre, São Paulo, e Rio de Janeiro estão entre os que já utilizam a CIN, com outros estados com previsão de adoção até junho deste ano.

Segurança Avançada na Nova Carteira de Identidade

Uma das maiores vantagens do novo documento é sua segurança aprimorada. Com o uso do QR Code, por exemplo, é possível verificar a autenticidade da CIN offline, diretamente pelo celular. A tecnologia blockchain, por sua vez, mantém os dados sincronizados com a Receita Federal, enquanto a Machine Readable Zone (MRZ) permite que as informações sejam lidas internacionalmente.

  • QR Code: Confirmação da autenticidade mesmo sem internet.
  • Blockchain: Sincronização e proteção de dados em tempo real.
  • MRZ (Machine Readable Zone): Facilita a leitura dos dados por máquinas em vários países.

Estas tecnologias não apenas defendem contra a falsificação, mas também facilitam a viagem dos brasileiros pelo Mercosel, usando a CIN como um documento de viagem válido. Contudo, para viagens fora deste bloco, o passaporte ainda será necessário.

Leia Mais

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é a maior modernização da história civil brasileira.

Adeus ao RG: novo documento gratuito unifica dados e substitui modelo antigo

30 de dezembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / sergio_pulp

Brasileiros dão adeus a RG: A Nova Carteira de Identidade Nacional

15 de janeiro de 2025

Prazos e Validade da Carteira de Identidade Nacional

De acordo com o decreto que estabelece a CIN, os prazos para renovação do documento variam conforme a faixa etária do portador. Crianças de até 12 anos deverão renovar a carteira a cada cinco anos, enquanto pessoas entre 12 e 59 anos terão que atualizar seus dados a cada dez anos. Para cidadãos com mais de 60 anos, a CIN tem validade permanente, não necessitando renovação.

Os próximos passos para a implementação completa

A meta do governo é que até 2032, todos os brasileiros possuam a nova CIN, fazendo com que seja o único documento necessário para a identificação nacional e para a utilização de serviços públicos. Esta medida reflete não apenas uma evolução tecnológica, mas também uma visão de futuro na administração pública brasileira, promovendo maior integridade e segurança nas informações pessoais dos cidadãos.

Em um mundo cada vez mais digital, iniciativas como a CIN são fundamentais para a modernização da gestão pública e para proporcionar aos cidadãos uma maneira mais rápida e segura de acessar e comprovar suas identidades. Para mais informações sobre a emissão e utilização da CIN, cidadãos podem acessar o portal oficial do governo ou entrar em contato com os órgãos de identificação de seu estado.

Povoado com cerca de 300 moradores localizado no nordeste tem solo fértil, mais de 40 quedas d’água e uma culinária mais do que especial

Com sua arquitetura modernista e blocos de concreto, a estrutura virou a sede do BNDES e um símbolo do poder econômico no Rio

O ano do Ibovespa: construção e energia lideram ganhos, enquanto alavancagem pesa sobre ações

A ciência por trás das gigantes que transformam uma simples brisa em energia para cidades inteiras

O segredo da casa limpa: passo a passo para não perder o dia todo na faxina

Cidade do Paraná, situada a 958 metros de altitude, é um dos principais polos históricos do estado

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.