A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (16), o pagamento do Auxílio Gás para cidadãos com Número de Identificação Social (NIS) final 1. Este benefício, que foi criado com o objetivo de auxiliar famílias de baixa renda na compra de gás de cozinha, tem valor fixo de R$ 102, sendo pago a cada dois meses.
O valor do benefício é baseado na média de preço do botijão de 13kg, sendo este monitorado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos últimos seis meses. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas devem receber o auxílio, que tem valor mínimo de R$ 600.
Quem tem direito ao Auxílio Gás e como receber?

Para se qualificar ao benefício Vale Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda per capita de até meio salário mínimo. Alterativamente, ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também garante o direito de receber o auxílio.
Calendário de pagamentos do Auxílio Gás
O cronograma de pagamentos do Vale Gás e do Bolsa Família em fevereiro é baseado no último dígito do NIS. O calendário completo de pagamentos é o seguinte:
- NIS final 1: 16/2
- NIS final 2: 19/2
- NIS final 3: 20/2
- NIS final 4: 21/2
- NIS final 5: 22/2
- NIS final 6: 23/2
- NIS final 7: 26/2
- NIS final 8: 27/2
- NIS final 9: 28/2
- NIS final 0: 29/2
Como consultar o pagamento do Auxílio Gás pelo CPF?
Existem três formas de verificar o pagamento do Vale Gás através do CPF:
- No aplicativo Bolsa Família: após o login, basta clicar em “Benefícios” ou “Ver parcelas” para consultar a situação dos pagamentos.
- No aplicativo Caixa Tem: ao realizar o login, é necessário ir até a seção Extrato e buscar pela sigla AUX GÁS para visualizar o pagamento.
- Através do CadÚnico: basta acessar o site oficial do gov.br ou o aplicativo Cadastro Único.
A consulta é realizada através de uma identificação positiva no aplicativo, com os dados cadastrados disponíveis, que incluem CPF, nome da mãe e UF/Município.