A Petrobras informou que recebeu R$ 752 milhões referentes à primeira parcela do programa de subvenção econômica à comercialização de óleo diesel.
O valor corresponde ao período de 12 a 31 de março de 2026. O programa foi criado pelo governo federal para reduzir os impactos da alta do petróleo e dos derivados em meio à guerra entre Estados Unidos e Irã.
A estatal havia aprovado a adesão à subvenção em março, por entender que a medida era compatível com o interesse da companhia.
A Petrobras também aguarda a definição de valores de outros programas de subsídio, incluindo gasolina e GLP.
A entrada dos recursos ocorre em um contexto de pressão sobre os preços dos combustíveis e de maior acompanhamento do mercado sobre os efeitos das medidas do governo na política comercial da companhia.
Brava recebe pedido de arbitragem sobre Campo de Atlanta
A Brava Energia informou que recebeu um pedido de arbitragem da Westlawn Energia Brasil relacionado ao Campo de Atlanta.
A discussão envolve a transação de venda da Brava para a Ecopetrol. Segundo a Westlawn, a operação poderia acionar um direito de preferência para aquisição da participação da Brava no Campo de Atlanta por valor de mercado.
A Brava afirmou que, junto com seus assessores, entende que as alegações não têm fundamento jurídico nem amparo nos instrumentos aplicáveis.
Em outro comunicado, a companhia também informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, aprovou sem restrições a aquisição do controle da Brava pela Ecopetrol.
A aprovação no Cade representa uma etapa relevante para a operação, mas a arbitragem adiciona um novo ponto de atenção ao processo, especialmente por envolver um ativo estratégico da companhia no setor de óleo e gás.
Ultra aprova recompra de até 18 milhões de ações
O Grupo Ultra aprovou um programa de recompra de até 18 milhões de ações de própria emissão.
O programa terá duração de até 12 meses, contados a partir de 18 de junho de 2026.
Segundo a companhia, as ações recompradas poderão ser utilizadas no plano de incentivo baseado em ações da empresa.
Os papéis também poderão ser mantidos em tesouraria, cancelados ou vendidos posteriormente. A operação será realizada conforme as condições de mercado.
Programas de recompra costumam ser acompanhados por investidores porque podem indicar avaliação da administração sobre o preço das ações e fazem parte da estratégia de alocação de capital das companhias.
