Confira cinco notícias que vão movimentar o mercado nesta quarta-feira (26)

Azul busca apoio para comprar a Latam. O ministro da economia, Paulo Guedes, estima crescimento de até 5% para este ano e prevê superávit primário em 2024. Ainda, Caged irá divulgar dados sobre transações correntes e investimento estrangeiro direto em abril no Brasil, dados de criação de vagas de empregos e fluxo cambial semanal.
Confira essas e outras notícias que vão impactar o mercado hoje.
Leia também:
Presidente da Latam diz que não pretende vender operação brasileira à Azul
Compra de Azul
Azul busca apoio para comprar a Latam. A companhia aérea conversa com arrendadores de aviões que são credores da Latam Group, em recuperação judicial.
O grupo Latam não pretende se desfazer de sua operação brasileira, de acordo com o presidente da empresa no Brasil, Jerome Cadier. “Não há nenhuma intenção de separar a operação Brasil do grupo. A força da Latam está na complementaridade das operações (nos diferentes países). Separar não faz sentido econômico para o grupo”, disse o executivo ao Estadão.
Também na segunda-feira (24), a Latam anunciou que encerrou o acordo de compartilhamento de voos com a Azul. A parceria havia sido firmada no ano passado, no pior momento da crise para o setor. A ideia era que ela ajudasse as empresas a alavancar as receitas.
Crescimento do PIB
O ministro da economia, Paulo Guedes, estima crescimento de até 5% para este ano e prevê superávit primário em 2024. Em evento promovido pelo banco BTG Pactual, Guedes também afirmou que o governo prepara medidas para lidar com a questão do desemprego e previu que, com o avanço de reformas, o governo Jair Bolsonaro tem condições de se reeleger em 2022.
Dados do Caged
Serão divulgados às 9h30 pelo Banco Central dados sobre transações correntes e investimento estrangeiro direto em abril no Brasil. O mercado deve manter atenção ainda para os dados de criação de vagas no país em abril revelados pelo Caged, que tem previsão para divulgação às 12h. A expectativa, segundo consenso Refinitiv, é de criação de 172,5 mil vagas. Já às 14h30, serão revelados os dados de fluxo cambial semanal.
Nova queda do minério de ferro
Houve uma nova queda do preço do minério de ferro de cerca de 6%, a 994,5 iuanes, ou o equivalente a US$ 155,50, no menor patamar desde abril, após a Reuters divulgar que a China pediu aos bancos que parem de oferecer produtos financeiros ligados a futuros de commodities para investidores pessoa física e que liquidem suas posições nesses produtos.
Bolsa americana registra alta
Os futuros das bolsas americanas registram alta no início da sessão de hoje após declarações de integrantes do Federal Reserve (Fed) reduzirem o temor de uma mudança na política da autoridade monetária no curto prazo.
O mercado aguarda o discurso de Randal Quarles, membro do Fomc (Comitê Federal do Mercado Aberto) do Fed, que acontecerá a partir das 11h. A expectativa é que Quarles aborde as preocupações quanto à inflação e potenciais mudanças na política do Fed.