No universo dos colecionadores, as moedas com erros de cunhagem são sempre mais desejadas devido à sua raridade, e por consequência, seu valor. Neste artigo, iremos explorar seis moedas de 10 centavos que podem ser consideradas muito valorosas caso possuam um erro específico de cunhagem.
Quais são as moedas raras?
As moedas de 10 centavos que podem valer muito mais do que o seu valor nominal são aquelas dos seguintes anos:
- 2009
- 2012
- 2013
- 2016
- 2018
- 2019

Particularidades destas moedas
Algumas particularidades que fazem essas moedas se destacarem no mundo da numismática são:
Elas são feitas de bronze sobre aço e possuem um diâmetro de 20,0 mm. O peso de cada uma é de 4,80 g e a espessura de 2,23 mm. O bordo das moedas é serrilhado e o eixo é do tipo “reverso moeda (EH)”. Essas moedas estão em circulação desde 01/07/1998 até a data atual.
A influência histórica
Um fato interessante acerca da moeda de 10 centavos é a representação de Dom Pedro I, uma figura marcante na história brasileira e líder fundamental na Independência do Brasil perante a Coroa Portuguesa.
Quanto valem essas moedas?
O erro de cunhagem que confere às moedas de 10 centavos o seu alto valor é conhecido como “DUPLICAÇÃO NA PALAVRA PEDRO”. A falha fica visível a olho nu quando se presta atenção aos detalhes. De acordo com catálogos numismáticos, as moedas dos anos citados que apresentam esse erro, independentemente do ano de cunhagem, pode chegar a valer R$15.
Valorizar o que você tem em casa
Em alguns casos, moedas nem tão antigas podem valer mais do que aquelas da época do Império ou da Colônia. O valor é determinado pela quantidade de exemplos emitidos naquele ano específico e pelo estado de conservação da moeda, entre outros fatores.
O vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira, Bruno Pellizzari, enfatizou que “uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”. Portanto, se você possui em casa algumas das moedas de 10 centavos citadas, pode ser uma boa hora para avaliá-las.