Destaques da Bolsa: Aéreas lideram altas; Vale (VALE3) fecha em queda de 4%

Confira os destaques desta terça-feira (8)

O Ibovespa fechou em queda, nesta terça-feira (8), com as incertezas envolvendo o conflito entre Rússia e Ucrânia.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em baixa de 0,35%, cotado a 111.203,45 pontos.

As companhias aéreas lideram as altas do índice. Azul (AZUL4) subiu 7,10% e Gol (GOLL4) avançou 7,09%. 

Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também encerraram com alta de 1,61% e 2,08%, respectivamente. 

Enquanto a Vale e siderúrgicas ficaram entre as maiores baixas do Ibovespa. Vale (VALE3) caiu 4,39%, CSN (CSNA3) -4,80%, CSN Mineração (CMIN3) -3,69%, Gerdau (GGBR4) -2,62%  e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -1,57%. 

Confira os destaques desta terça-feira:

Petrobras (PETR3;PETR4) 

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou, nesta terça-feira, ter aprovado, sem restrições, a aquisição de 51% do capital social votante e total da Gaspetro, atualmente de titularidade da Petrobras, pela Compass Gás e Energia. A decisão consta de despacho emitido nesta segunda-feira, 7, e que ainda será publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A Gaspetro é uma holding com participação societária em 18 companhias que atuam na distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil. Atualmente, a empresa pertence à Petrobras, que tem 51% do capital social, e ao Grupo Mitsui, que detém os outros 49%.

Já a Compass pertence ao Grupo Cosan e tem operações em trading de energia elétrica e na distribuição de gás natural por meio da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás).

Em nota, a Superintendência-Geral do Cade explica que a operação é resultado de obrigação assumida pela Petrobras com o Cade no âmbito de Termo de Compromisso de Cessação (TCC), assinado em julho de 2019. O TCC fixa uma série de medidas para estimular a concorrência no mercado de gás natural, até então explorado quase integralmente pela estatal.

Azul (AZUL4)

A Azul que o tráfego de passageiros consolidado (RPKs) aumentou 20,1% em fevereiro ante igual mês de 2021, frente a um aumento de 20,7% da capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 78,0%, uma redução de 0,4 ponto porcentual comparado com o mesmo período do ano passado.

No mercado doméstico, a demanda cresceu 7,3% ante um ano, enquanto a oferta subiu 8,9%, com uma taxa de ocupação de 77,4% ou 1,2 ponto porcentual menor que em 2021.

No internacional, a demanda cresceu mais de 1000%, enquanto a oferta subiu 781,6%, com a taxa de ocupação ficando em 82,6%, alta de 16,9%.

Santander (SANB11)

O banco Santander anunciou, nesta terça-feira, a aquisição de 80% da consultoria WayCarbon, líder em ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) e com sede no Brasil. O valor do negócio não foi revelado. A transação deve ser concluída no segundo trimestre deste ano.

A WayCarbon assessora agentes públicos e privados em projetos de sustentabilidade, há 15 anos. Seu negócio está ancorado em três frentes principais: consultoria ESG; software de gestão para apoiar a implementação de estratégias sustentáveis e o comércio de crédito de carbono. A consultoria está presente em 18 países e conta com um quadro de 180 funcionários.

O Santander afirma que a aquisição da WayCarbon é um passo importante para apoiar seus clientes ao redor do mundo sob a ótica da sustentabilidade e transição energética. Ajudará ainda, acrescenta, ao próprio conglomerado espanhol a evoluir nas questões ESG.

Com Reuters e Estadão Conteúdo

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Compartilhe:

Últimas notícias

Matérias relacionadas