
Nesta quarta-feira (12), Elon Musk anúnciou através de seu perfil no Twitter, o lançamento de sua mais nova empresa, a xAI. Vale a pena destacar que essa é mais uma das empresas do bilionário, que já conta com a Tesla, SpaceX e Twitter em seu portfólio.
De acordo com Musk, sua nova startup atua na área da inteligência artificial e tem como objetivo principal buscar “entender a verdadeira natureza do universo”. Em suma, a nova companhia conta com o apoio de uma equipe formada por profissionais que trabalharam no Google, Microsoft, DeepMind e OpenAI, além da própria Tesla e da Universidade de Toronto.
“Anunciando a formação da @xAI para entender a realidade”, escreveu Musk em um tuíte.
Concorrência de Elon Musk
O lançamento dessa nova empresa acontece em um pouco mais de uma semana do lançamento do Threads, uma nova rede social parecida com o Twitter da Meta, que conseguiu ultrapassar 10 milhões e se tornou o maior lançamento de um app da história.
O sucesso do lançamento da rede social surfa em uma onda relacionada com a crise do Twitter, instaurada na companhia depois que Elon Musk comprou a rede social do passarinho. O bilionário recentemente determinou uma limitação de visualizações de publicações na plataforma, o que causou revolta entre os usuários da rede social.
Dessa forma, os assinantes do sistema de verificação de perfis, o Twitter Blue, passaram a poder ver seis mil tweets por dia, enquanto os demais veem apenas 600. Portanto, quando o limite é atingido, o aplicativo deixa de atualizar os conteúdos.
Em suma, a proposta da Threads é semelhante à do Twitter, baseada na publicação de textos curtos. A principal diferença é que os usuários do Facebook e do Instagram poderão levar os amigos e seguidores para a nova rede, o que deverá beneficiar celebridades e influenciadores, que já entraram na rede social com um público amplo.