• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
sexta-feira, setembro 26, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mundo

Fim de uma era no ar, o que vai acontecer com os superjumbos?

Por Larissa Silva
28 de abril de 2025
Em Mundo, ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Fim de uma era no ar, o que vai acontecer com os superjumbos?

Airbus A380 (Créditos: depositphotos.com / mreco99)

EnviarEnviarCompartilhar

Os aviões de passageiros com dois andares, como o Boeing 747 e o Airbus A380, representam marcos significativos na história da aviação. Com suas cabines espaçosas e luxuosas, eles conquistaram o coração de muitos viajantes. No entanto, o futuro desses gigantes está em questão, uma vez que a produção de ambos os modelos foi encerrada, deixando suas frotas atuais como as últimas de sua espécie.

O Boeing 747, lançado há mais de 50 anos, e o Airbus A380, que estreou em 2007, foram pioneiros em tornar as viagens aéreas mais acessíveis e confortáveis. No entanto, o custo elevado de operação e a busca por aeronaves mais eficientes estão levando as companhias aéreas a reconsiderar seu uso. Apesar disso, algumas empresas ainda investem em melhorias para manter esses aviões em operação por mais tempo.

Quais são os desafios enfrentados pelos superjumbos?

O principal desafio enfrentado pelos aviões de dois andares é a eficiência. Modelos como o A380 e o 747 são considerados grandes e caros para a maioria das companhias aéreas. A pandemia de COVID-19 acelerou a aposentadoria de muitos desses aviões, já que a demanda por viagens aéreas caiu drasticamente. Além disso, a tendência atual no setor é a utilização de jatos de corredor único, que são mais leves e consomem menos combustível.

Outro fator que contribui para a diminuição do uso dos superjumbos é a dificuldade na produção e fornecimento de novas aeronaves. Isso, combinado com a demanda contínua por experiências premium, está prolongando a vida útil dos A380 e 747. Algumas companhias, como a Qantas e a Etihad, chegaram a reativar suas frotas de A380 devido a esses desafios.

Notícias Em Alta

É o fim da Jaguar e Land Rover como conhecemos? Entenda

É o fim da Jaguar e Land Rover como conhecemos? Entenda

26 de setembro de 2025
Você pode perder dinheiro ao ignorar essa regra sobre horário de almoço

Você pode perder dinheiro ao ignorar essa regra sobre horário de almoço

26 de setembro de 2025
Fim de uma era no ar, o que vai acontecer com os superjumbos?
Boing 747 (Créditos: depositphotos.com / icholakov01)

Quais companhias aéreas ainda operam aviões de dois andares?

Apesar dos desafios, várias companhias aéreas ainda operam aviões de dois andares, oferecendo experiências únicas a bordo. A Emirates, por exemplo, é a maior operadora de A380s do mundo, com 116 aeronaves. A companhia é conhecida por suas suítes de primeira classe com spa e chuveiro, além de um bar e lounge na classe executiva.

  • Air China: Opera nove Boeing 747s e não tem planos imediatos de aposentadoria.
  • ANA (All Nippon Airways): Possui três A380s que operam entre Tóquio e Honolulu, com decoração temática havaiana.
  • British Airways: Reativou seus A380s em 2021 e planeja reformá-los com novas suítes de primeira classe.
  • Lufthansa: A maior operadora mundial do 747, planeja manter esses aviões por mais tempo, com reformas planejadas.

O que o futuro reserva para os superjumbos?

Embora a produção de novos modelos tenha sido encerrada, os superjumbos ainda têm um papel a desempenhar na aviação comercial. A demanda por experiências premium e a capacidade de transportar um grande número de passageiros em rotas populares continuam a justificar sua operação. No entanto, à medida que novas tecnologias e aeronaves mais eficientes são desenvolvidas, o futuro dos aviões de dois andares permanece incerto.

Em última análise, a sobrevivência dos superjumbos dependerá da capacidade das companhias aéreas de equilibrar os custos operacionais com a demanda dos passageiros por conforto e luxo. Enquanto isso, os entusiastas da aviação ainda terão a oportunidade de experimentar a grandiosidade desses aviões por alguns anos mais.

Tags: Airbus A380aviõesBoeing 747superjumbos
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Carros

É o fim da Jaguar e Land Rover como conhecemos? Entenda

26 de setembro de 2025
Direitos e Benefícios

Você pode perder dinheiro ao ignorar essa regra sobre horário de almoço

26 de setembro de 2025
Carros

5 carros usados que andam bem e não custam uma fortuna! Veja a lista

26 de setembro de 2025
Direitos e Benefícios

Evite prejuízos trabalhistas entendendo o que a CLT exige nas horas extras

25 de setembro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS