• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
segunda-feira, setembro 29, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mercados

Opinião: “Haja Lexotan: pedidos de recuperação batem recorde”

Por Aluizio Falcão Filho
30 de janeiro de 2025
Em Mercados, Opinião
Opinião: "Haja Lexotan: pedidos de recuperação batem recorde"

Foto: reprodução Money Report

EnviarEnviarCompartilhar

Os jornais de ontem trouxeram duas notícias importantes, ambas sobre recordes estabelecidos há pouco. Uma dizia respeito a uma arrecadação federal inédita em 2024, que chegou ao patamar de R$ 2,65 trilhões (uma alta de 9,62% em relação a 2023). A outra tinha como assunto o número de pedidos de recuperação judicial registrados no ano passado: 2.273, o maior de toda a série histórica.

Geralmente, um crescimento sem precedentes na arrecadação do governo significa que a economia está bombando. Mas como explicar que, ao mesmo tempo, tantas empresas estão abrindo o bico e pedindo RJ?

Há algumas explicações para este fenômeno, que se assemelha a um dia de sol que apresenta nuvens carregadas de chuva no horizonte. O vento pode levar o mau tempo para outro lugar – ou trazer a tempestade diretamente para onde estamos.

Embora os índices macroeconômicos ainda mostrem pujança, muitas empresas estão em dificuldades. Isso pode ser explicado pelos juros altos, que estrangula o caixa das companhias, que já estava prejudicado com a redução na oferta geral de crédito. A perspectiva para os próximos meses, diante deste cenário, pode ser preocupante, uma vez que o Banco Central deve continuar seu processo de aumento de taxas para combater a inflação.

Notícias Em Alta

Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

Reunião entre Lula e Trump no radar dos investidores

29 de setembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / olanstock

“Payroll de setembro nos EUA deve confirmar desaceleração do emprego”, diz especialista

29 de setembro de 2025

Mas há um detalhe interessante nos índices divulgados pelo Serasa Experian. Cerca de 40% dos pedidos de recuperação são de empresas de serviços. Isso quer dizer que os resultados da economia podem ser creditados ao consumo forte, impulsionado pelo fortalecimento da massa salarial e a redução do desemprego. Isso não quer dizer, contudo, que a vida esteja fácil para todos os setores. No universo business to business, por exemplo, há dificuldade em determinados mercados.

Os juros altos também provocaram inadimplência – o que se transforma em uma bola de neve no mercado. Segundo a Serasa, são 6,9 milhões de empresas inadimplentes no país, um número que não se via desde agosto de 2021, quando ainda vivíamos o rescaldo da pandemia.

Este cenário é inquietante para o próprio governo, pois empresas que não pagam empréstimos também atrasam suas obrigações com tributos municipais, estaduais e federais. Se o governo continuar em sua sanha arrecadatória, pressionando os inadimplentes a pagar impostos atrasados, pode gerar uma onda de quebradeiras ainda maior (949 empresas tiveram a falência decretada em 2024).

O maior risco, no entanto, é a combinação entre a possibilidade de uma crise econômica e a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula pode se sentir acuado e tentar emplacar medidas populistas que terão efeitos perniciosos no futuro, a exemplo das decisões adotadas por Dilma Rousseff para tentar manter a economia em alta durante seus mandatos.

Neste momento, ninguém pode prever com certeza o que pode acontecer daqui para frente. Mas, em fevereiro, alguns sinais podem já se consolidar para que tenhamos uma visão um pouco melhor deste 2025 que se inicia. Vamos esperar um pouco, portanto, para termos uma discussão menos especulativa.

*Coluna escrita por Aluizio Falcão Filho jornalista, articulista e publisher do portal Money Report, Aluizio Falcão Filho foi diretor de redação da revista Época e diretor editorial da Editora Globo, com passagens por veículos como Veja, Gazeta Mercantil, Forbes e a vice-presidência no Brasil da agência de publicidade Grey Worldwide;


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.


Opinião: “Trump e o “Big Stick” em versão econômica”
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Carros

Os cuidados essenciais para manter seu carro parado em segurança

29 de setembro de 2025
Concursos Públicos

Concurso MP AP tem salários de até R$ 7,9 mil e vagas imediatas

29 de setembro de 2025
Economia

PL pode barrar mototáxi por aplicativo e afetar milhões de usuários

29 de setembro de 2025
Gastronomia

Restaurante Broca na Vila Madalena aposta em pratos para compartilhar e ganha destaque entre opções de fim de semana

29 de setembro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS