BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Câmara aprova fim da desoneração da folha e proposta segue para sanção de Lula

Fernanda Capelli Por Fernanda Capelli
12/09/2024
Em ECONOMIA, POLÍTICA

A Câmara dos Deputados aprovou o texto base do Projeto de Lei (PL) nº 1847/24. O texto propõe transição de três anos para o fim da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e para a cobrança de alíquota cheia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em municípios com até 156 mil habitantes. A Casa ainda precisa analisar um destaque ao PL – com isso, a conclusão da votação deve acontecer nesta quinta-feira (12).

Com a desoneração, empresas beneficiadas podem optar pelo pagamento de contribuição social sobre receita bruta com alíquotas de 1% a 4,5%, no lugar de pagar 20% de INSS sobre a folha de salários. O texto prevê, de 2025 a 2027, a redução gradual da alíquota sobre a receita bruta e o aumento gradual da alíquota sobre a folha. De 2028 em diante, voltam os 20% incidentes sobre a folha e fica extinta a alíquota sobre a receita bruta.

Leia Mais

Carteira de trabalho, salário mínimo

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

10 de dezembro de 2025
CUSTO BRASIL NO RADAR DE BRASÍLIA

CNI alerta que regras da Reforma Tributária definirão o Custo Brasil e os preços

30 de novembro de 2025

No mais recente episódio do BM&C News, exibido em 12 de setembro de 2024, a apresentadora Paula Moraes conversou com Marcel van Hattem, deputado federal pelo NOVO – RS, sobre essa decisão da Câmara e a respeito do projeto, que tem provocado intensos debates e críticas por parte da oposição.

“A decisão do STF que obriga o Congresso a tomar uma decisão em prazo exíguo é um problema enorme”, destacou Van Hattem. Segundo ele, essa interferência compromete a autonomia do Poder Legislativo. A proposta em discussão sugere a expropriação de R$ 8 bilhões de dinheiro esquecido em contas de pessoas físicas e empresas. Além disso, Van Hattem alertou: “Se não tirar em 30 dias, o governo vai poder pegar esse dinheiro. Isso é confisco, isso é expropriação.”

O deputado foi enfático ao comparar a medida com práticas de regimes não democráticos. “Isso não é coisa de democracia; isso é coisa de ditadura, de país comunista”, declarou. Ele ressaltou a importância de respeitar o direito do indivíduo e a segurança jurídica para manter um ambiente saudável para investidores e cidadãos.

Após uma longa obstrução que se estendeu até as primeiras horas da manhã, a votação do projeto foi adiada. Van Hattem expressou esperança de que a proposta seja reformulada. “Precisamos começar do zero essa discussão da desoneração da folha e evitar qualquer tipo de confisco ou expropriação”, afirmou.

Confira aqui entrevista na íntegra:

O gigante silencioso com casco duplo de aço ultrarresistente que esconde reatores nucleares capazes de operar sob o gelo por décadas sem precisar voltar à superfície

Com 492 templos esculpidos no penhasco e 45 mil m² de murais, as cavernas de 366 d.C. tornaram-se o maior museu de arte budista da China

Oito anos da prisão de Lula: do cárcere em Curitiba ao retorno ao Planalto

Excremento de pinguins na Antártida está criando nuvens sobre o oceano e cientistas descobrem que o fenômeno é crucial para ajudar a resfriar a Terra

A técnica do reboco baiano que está deixando as paredes das casas brasileiras com aquele charme rústico que todo mundo quer copiar

Durante 15 meses, um homem sozinho perfurou, cortou e escavou uma rocha gigante até revelar uma casa escondida dentro dela

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.