A Prefeitura de Macapá estendeu o prazo para pagamento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Agora, os moradores da cidade têm até o dia 5 de abril para quitar a dívida. Inicialmente, o vencimento estava marcado para a próxima terça-feira, dia 5 de março.
A medida foi tomada como uma forma de amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pela população diante da pandemia de Covid-19. Segundo o governo municipal, os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão um desconto de 20%. Além disso, é possível parcelar o valor total em até oito vezes com vencimento no dia 5 de cada mês.
O novo calendário do IPTU

A Prefeitura de Macapá também divulgou o novo calendário tributário para o ano de 2024. Segundo o documento, o vencimento das parcelas segue o seguinte esquema:
- 1ª parcela: 5 de abril
- 2ª parcela: 5 de maio
- 3ª parcela: 5 de junho
- 4ª parcela: 5 de julho
- 5ª parcela: 5 de agosto
- 6ª parcela: 5 de setembro
- 7ª parcela: 5 de outubro
- 8ª parcela: 5 de novembro
Como efetuar o pagamento?
O IPTU de Macapá pode ser pago por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM). A emissão do DAM pode ser feita no site da prefeitura ou presencialmente na Central de Atendimento ao Contribuinte e em toda rede Super Fácil.
Para aqueles que perderem o prazo de 5 de abril para o pagamento da cota única, haverá um segundo prazo, entre 6 de abril e 5 de maio, com um desconto menor de 10%.
O endereço da Central de Atendimento ao Contribuinte é Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, 1614 (entre Leopoldo Machado e Hamilton Silva).
A prefeitura reforça que a medida de prorrogação do IPTU visa amenizar os impactos econômicos gerados pela pandemia, dando mais folga aos bolsos dos contribuintes.