As comédias românticas são um dos gêneros favoritos do público nos momentos em que um filme leve, confortável e esperançoso cai bem. No entanto, muitas vezes, obras desse gênero são pouco valorizadas pelos críticos. Apesar disso, há comédias românticas que se tornaram clássicos do cinema e receberam aclamação da crítica especializada.
A seguir, apresentamos 10 filmes desse gênero que receberam elogios da crítica especializada, em geral, e estão disponíveis nos serviços de streaming no Brasil para que você possa desfrutar. Prepare a pipoca e confira essas incríveis sugestões!
Doentes de Amor (2017)

The Big Sick (2017) é uma das exceções notáveis das comédias românticas da última década. O filme recebeu uma aprovação de 98% no Rotten Tomatoes e foi um dos independentes mais lucrativos do ano de lançamento. Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.
O comediante Kumail Nanjiani escreve o roteiro ao lado de sua esposa, Emily V. Gordon. A história é baseada em eventos reais do casal: um relacionamento inter-racial que enfrenta diferenças culturais e desafios após um deles adoecer. Nanjiani estrela a versão de si mesmo, enquanto Zoe Kazan interpreta Emily.
Harry e Sally – Feitos Um para o Outro (1989)
Além do grande sucesso de bilheteria, Harry e Sally – Feitos Um para o Outro foi fervorosamente aclamado pela crítica especializada. Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Telecine, o filme é frequentemente listado como uma das melhores comédias de todos os tempos e foi selecionado para preservação no National Film Registry em 2022.
Dirigido por Rob Reiner, o filme acompanha a relação entre Harry (Billy Crystal) e Sally (Meg Ryan) ao longo dos anos, explorando se homens e mulheres podem ser amigos sem que o romance entre em cena.
Aconteceu Naquela Noite (1934)
Um dos primeiros exemplos de “screwball comedy”, ou “comédia maluca”, Aconteceu Naquela Noite é um dos maiores clássicos do cinema americano. Disponível gratuitamente no NetMovies e para assinantes do Belas Artes à La Carte e Looke, o filme foi dirigido por Frank Capra e venceu os cinco principais prêmios do Oscar.
A trama segue uma herdeira milionária (Claudette Colbert) que foge de seu pai controlador para se casar com um homem que ele desaprova. Durante sua fuga, ela se aproxima de um charmoso repórter desempregado (Clark Gable).
His Girl Friday (1940)
Considerada uma das melhores “screwballs” da história, His Girl Friday é aclamada por seu ritmo rápido e diálogos afiados. Dirigido por Howard Hawks, o filme traz Cary Grant e Rosalind Russell em atuações memoráveis. Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV e para assinantes do Belas Artes à La Carte, Oldflix e Looke.
A trama segue uma repórter (Russell) que está prestes a se casar e deixar o jornalismo. No entanto, seu editor e ex-marido (Grant) tem outros planos para ela, desencadeando uma série de eventos hilários.
Essa Pequena é uma Parada (1972)
Dirigido por Peter Bogdanovich, Essa Pequena é uma Parada presta homenagem aos clássicos da “screwball comedy” dos anos 1930 e 1940. Disponível gratuitamente no NetMovies e para assinantes do HBO Max e Looke, o filme é estrelado por Barbra Streisand e Ryan O’Neal.
Com humor físico, diálogos rápidos e situações absurdas, a trama gira em torno de quatro malas idênticas trocadas em um hotel em San Francisco, criando uma série de situações hilárias.
Don’t Go Breaking My Heart (2011)
Esta aclamada comédia romântica de Hong Kong, dirigida por Johnnie To e Wai Ka-fai, está disponível para assinantes da Netflix. Don’t Go Breaking My Heart segue um triângulo amoroso ambientado na moderna arquitetura de Hong Kong, estrelado por Louis Koo, Daniel Wu e Gao Yuanyuan.
O filme ganhou uma continuação também muito prestigiada em 2014, continuando a encantar os fãs do gênero.
Sorte no Amor (1988)
Com uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, Sorte no Amor mistura comédia romântica com temática esportiva. Disponível gratuitamente no NetMovies e para assinantes do Looke, o filme dirigido por Ron Shelton traz Kevin Costner, Tim Robbins e Susan Sarandon em um triângulo amoroso no mundo do beisebol.
A trama segue um jogador veterano (Costner) designado a treinar um arremessador novato (Robbins), enquanto este tem um romance com uma torcedora fanática (Sarandon).
A Princesa e o Plebeu (1953)
Dirigido por William Wyler, A Princesa e o Plebeu é estrelado por Gregory Peck e Audrey Hepburn, esta última vencedora do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação. Disponível para assinantes do Telecine e Belas Artes à La Carte, o filme é um dos mais aclamados do gênero.
Hepburn vive uma princesa cansada da vida de realeza que escapa para explorar Roma anonimamente, enquanto Peck interpreta um jornalista que a reconhece e vê a oportunidade de uma entrevista exclusiva.
Luzes da Cidade (1931)
Escrito, dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin, Luzes da Cidade é um dos últimos grandes filmes do cinema mudo. Disponível gratuitamente no YouTube e Pluto TV e para assinantes do Telecine e Belas Artes à La Carte.
A trama segue The Tramp (Chaplin), que se apaixona por uma florista cega (Virginia Cherrill) e tenta ajudá-la financeiramente. O filme é considerado a obra-prima de Chaplin e um dos melhores da história do cinema.
Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
Estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant, Um Lugar Chamado Notting Hill é uma das comédias românticas modernas mais bem recebidas pela crítica. Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Star+ e Telecine, o filme dirigido por Richard Curtis segue um livreiro de Londres (Grant) que tem um romance improvável com uma famosa atriz de Hollywood (Roberts).
Com uma aprovação de 84% no Rotten Tomatoes, Notting Hill continua a encantar os fãs do gênero com seu charme e humor.