BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Pis ano-base 2021: ‘Dinheiro esquecido’ por mais de 500 mil Brasileiros!

BMCNEWS Por BMCNEWS
23/11/2023
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) surpreendeu o público ao revelar que mais de 153 mil trabalhadores brasileiros, que são cadastrados no PIS, não retiraram os valores a que têm direito. E incrivelmente, mais de 387 mil cadastrados no Pasep também possuem valores que ainda não foram resgatados. Essa soma representa cerca de 2% dos abonos salariais que deveriam ter sido liberados neste ano. O mais interessante é que todo esse montante é referente ao ano-base de 2021.

Em 2023, até agora, cerca de 23,9 milhões de abonos salariais já foram liberados, injetando na economia nacional algo em torno de R$24,2 bi. E ainda resta uma grande fatia desses abonos à espera de seus donos, totalizando aproximadamente R$535,8 mi.

Leia Mais

diesel caminhão petrobras

Pacote para conter diesel reforça uso de tributos como ferramenta anticrise no Brasil

13 de março de 2026
Mais de 20 mil apostas levaram prêmios no último concurso da Dupla Sena

Milhares de trabalhadores vão receber dinheiro extra e poucos sabem o motivo

7 de julho de 2025

Mas, como se chegou a essa situação?

Até pouco tempo atrás, o pagamento do abono salarial era disponibilizado para quem havia trabalhado com registro formal no ano anterior. Para ilustrar, se o abono fosse pago em 2019/2020, considerava o registro de quem trabalhou em 2018. Com a chegada da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, esse cenário mudou, pois o Governo Federal precisou reter recursos para bancar o auxílio emergencial. Como solução, o cronograma foi alterado, e o pagamento do PIS-Pasep passou a ser destinado a quem trabalhou dois anos antes. Resultado: o calendário de 2023 agora considera quem trabalhou formalmente em 2021, e ainda teve seu período de validade reduzido.

Quem tem direito ao abono e como recebê-lo?

Os pagadores desse abono são a Caixa Econômica Federal, responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil, que deposita o Pasep. Para ter direito ao benefício, a pessoa precisa ter trabalhado ao menos um mês com registro formal e ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2021, ficando resíduo do abono para quem recebe acima desse valor.

Além disso, é necessário que a pessoa esteja cadastrada no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e tenha todos os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os valores que não forem retirado pelos titulares serão destinados aos seus dependentes ou sucessores legais. E lembre-se: os valores podem ser recebidos até o próximo dia 28 de dezembro. Após essa data, as parcelas não retiradas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Portanto, verifique se você tem algum valor a receber e não deixe essa oportunidade passar!

Esqueça o ouro e a prata, pois este metal é vital para o seu celular e resiste à corrosão extrema, sendo a alma da tecnologia

13.416 pessoas por km² e nenhum metro quadrado de área rural: a cidade mais apertada do Brasil fica colada na capital São Paulo

A metrópole de 11 milhões de habitantes que afunda 2 centímetros por ano e pode desaparecer até 2050

A megacidade com 170 km de extensão e 500 metros de altura no meio do deserto que promete abrigar 9 milhões de pessoas e abolir o uso de carros

A base militar escavada em 600 metros de granito que flutua sobre 1.319 molas para sobreviver a ataques nucleares

O aeroporto que custou 1,1 bilhão de euros na Espanha, nunca decolou e virou cemitério de aviões

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.