
Os índices futuros dos Estados Unidos operam com queda nesta sexta-feira (24), com os investidores na expectativa da divulgação do índice de gastos de consumo pessoal (PCE), indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed). O consenso do mercado está para uma variação de 4,3% em janeiro na comparação anual.
No Brasil, os investidores aguardam o anúncio do Índice de Preços ao Consumidor de fevereiro (IPCA-15). A projeção está para uma variação de 0,72% na comparação mensal e de 5,60% na base anual.
Entre os indicadores desta manhã, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 1,3 ponto em fevereiro, para 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos), conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Em médias móveis trimestrais, o índice cai pelo terceiro mês consecutivo ao recuar 0,3 ponto, para 86,1 pontos.
O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,8 ponto, para 69,3 pontos, o pior resultado desde maio de 2022 (69,1 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) cedeu pelo segundo mês consecutivo ao cair 0,9 ponto, para 95,8 pontos.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta, mas a de Tóquio subiu após comentários do nomeado à presidência do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda. Ele afirmou que a inflação no Japão voltará a diminuir, depois de renovar máxima em mais de quatro décadas em janeiro, e dizer não acreditar que uma alta de juros seja necessária.
Os mercados europeus operam mistos nesta manhã, com os investidores analisando os lançamentos de dados e mais lucros das empresas. Os números publicados nesta manhã mostraram que a economia alemã contraiu 0,4% no quarto trimestre do ano passado, com uma estimativa rápida anterior mostrando um declínio de 0,2%.
Agenda econômica
- Índia: Ministros de Finanças e presidentes de BCs do G20 têm terceiro dia de reunião
- Biden tem encontro virtual com líderes do G7 e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para discutir novas sanções a Rússia
- Japão: Câmara dos Deputados realiza audiência sobre candidatura de Kazuo Ueda para presidente do Banco do Japão (BoJ)
- Aneel: Bandeira Tarifária de março
- Alemanha/GFK: índice de confiança do consumidor de março (4h)
- Alemanha/Destatis: PIB final do 4TRI (4h)
- Fipe: IPC da 3ª quadrissemana de fevereiro (5h)
- FGV: IPC-S Capitais da 3ª quadrissemana de fevereiro (8h)
- FGV: INCC-M de fevereiro (8h)
- FGV: Índice de Confiança da Construção (ICST) de fevereiro (8h)
- Lula se reúne com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (9h)
- México/Inegi: PIB final do 4TRI (9h)
- IBGE: IPCA-15 de fevereiro (9h)
- BC: Transações correntes devem ter déficit de US$ 8,10 bi em janeiro (9h30)
- EUA/Deptº do Comércio: Gastos com consumo em janeiro (10h30)
- EUA: Índice de preços de gastos com consumo (PCE) e Núcleo do PCE (10h30)
- EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor (final) de fevereiro (12h)
- EUA: Expectativas de inflação em 1 ano e em 5 anos (12h)
- EUA: Dept. Comércio: vendas de moradias novas em janeiro (12h)
- EUA: Diretor do Fed Philip Jefferson e presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, participam de Fórum de Política Monetária (12h15)
- EUA: Economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, participa de painel sobre política monetária em Conferência do Fed de Nova York (12h30)
- EUA: Presidente do Fed de St.Louis, James Bullard, e membro do Comitê de Política Monetária do BoE Silvana Tenreyro participam de evento organizado pelo Fed de NY (13h30)
- EUA/Baker Hughes: poços de petróleo em operação (15h)
- EUA: Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, participa de painel durante Conferência do Fed de Nova York (17h30)