Dando início ao recebimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2024, a Prefeitura de São José dos Campos (SP) começou, nesta quinta-feira (18), a enviar os carnês deste imposto à população da cidade. Segundo informações divulgadas pela gestão municipal, a previsão é de que sejam distribuídos cerca de 240 mil carnês pelo correio.
Além disso, serão emitidas também aproximadamente oito mil cartas de isenção de pagamento para aqueles que se enquadram nas condições previstas para tal. Em paralelo a isso, foram cerca de 25 mil os cidadãos que se cadastraram no sistema digital e optaram por receber o carnê via e-mail.
Como conseguir desconto no IPTU?

É importante lembrar que este ano, o IPTU sofreu um reajuste com base no índice de inflação do INPC, que foi correspondente a 3,85% nos últimos 12 meses. O vencimento da cota única e da primeira parcela do carnê está estipulado para os dias entre 19 e 23 de fevereiro.
Os contribuintes têm a possibilidade de efetuar o pagamento à vista, com desconto de 7,5%, ou parcelá-lo em até 10 vezes. Tal pagamento pode ser realizado em bancos credenciados, casas lotéricas, pela internet ou via PIX. Caso o pagamento se dê após a data de vencimento, a multa será de 3% e os juros corresponderão a 0,5% ao mês.
Solicitações de redução, isenção e revisão do IPTU
Segundo a prefeitura de São José, aquelas pessoas que desejam solicitar redução, isenção ou revisão do IPTU, devem realizar tal solicitação até a data de vencimento da primeira parcela do imposto.
Com a chegada dos boletos de IPTU, os residentes de São José dos Campos iniciam este novo ciclo fiscal, tendo até o final de fevereiro para regularizarem sua situação.