O 14º salário do INSS, inicialmente previsto para os anos de 2020 e 2021, ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados, mesmo após ter sido aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação no ano passado.
Por que instituir o 14º salário do INSS?

O projeto de lei para o pagamento do 14º salário do INSS surgiu em 2020, durante a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. O objetivo era oferecer uma ajuda financeira extra aos aposentados, que enfrentavam dificuldades devido ao cenário econômico adverso. Em maio de 2022, diversas entidades, incluindo sindicatos, ativistas e parlamentares, se reuniram em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, para defender o pagamento do benefício.
Obstáculos para a efetivação do 14º salário
Apesar da proposta, o 14º salário dos beneficiários do INSS encontra resistência para ser instituído. Segundo João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira – um portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS – o projeto pode não sair do papel. “O projeto de 14° salário é uma boa ideia, mas, infelizmente, depende de forças políticas. Precisamos que o governo, deputados e senadores ‘olhem’ pelos aposentados que, desde a pandemia de Covid-19, não recebem uma ajuda extra”, declarou João.
Expectativas para o futuro
Ainda é incerto se o 14º salário do INSS será aprovado e quando isso poderia acontecer. Por enquanto, aposentados e pensionistas terão que aguardar a decisão dos parlamentares e avaliar outras formas de suporte financeiro disponíveis para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia.
Apesar dos obstáculos, as discussões na Câmara dos Deputados em torno do tema podem representar um sinal positivo para os aposentados que aguardam novidades sobre o 14º salário do INSS.