BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Serviços no Brasil crescem em novembro, mas custos de insumos pesam, indica PMI

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atividade de serviços do Brasil cresceu em novembro pelo sexto mês seguido, diante do fortalecimento da demanda, embora tenha desacelerado o ritmo em meio a uma taxa recorde de inflação de insumos, mostrou o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla me inglês).

O PMI de serviços divulgado nesta sexta-feira pela IHS Markit caiu a 53,6 em novembro, de 54,9 em outubro, para o nível mais baixo no atual período de expansão de seis meses seguidos. Ainda assim, o índice permaneceu bem acima da marca de 50, que separa crescimento de contração.

O desempenho do setor teve como base a retomada do crescimento das vendas, com o volume de novos pedidos aumentando no ritmo mais rápido desde março de 2019.

Isso foi possível com a redução de casos da Covid-19 no Brasil e o maior acesso à vacina, o que aumentou a confiança do mercado e a demanda em novembro, destacou a IHS Markit.

Por outro lado, a demanda internacional por serviços brasileiros piorou, com o subíndice de pedidos para exportação caindo à taxa mais rápida desde março.

Leia Mais

tarifa CNI

Tarifa de 25% dos EUA pode afetar exportações brasileiras e preocupa indústria, diz CNI

2 de junho de 2026
febre aftosa

China reconhece Brasil como livre de febre aftosa e suspende restrições sanitárias

2 de junho de 2026

Os fornecedores de serviços conseguiram novos trabalhos mesmo com o forte aumento dos preços cobrados, a um ritmo superado apenas pelos observados nos dois meses anteriores.

Isso porque os custos crescentes continuaram sendo repassados para os clientes –a pesquisa registrou no mês o maior aumento dos insumos desde o início da coleta de dados, em março de 2007.

Foram citados preços mais elevados de itens como bebidas, alimentos, combustível, transporte e serviços públicos, bem como a desvalorização do real e a crise hídrica.

“É preocupante que a inflação do preço de insumos tenha atingido um novo recorde, um fator que pode diminuir a recuperação nos próximos meses, à medida que custos adicionais continuam afetando os encargos finais”, destacou a diretora associada de economia da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Mas o aumento da demanda estimulou os prestadores de serviços brasileiros a contratar funcionários. A taxa de crescimento da contratação foi a mais forte desde meados de 2008.

A confiança também aumentou em novembro, diante da expectativa de que a pandemia continue perdendo força conforme melhora o acesso às vacinas. O nível de otimismo foi o segundo mais robusto desde o início da pandemia de Covid-19.

Em contraste com o crescimento dos serviços, a atividade da indústria brasileira contraiu pela primeira vez em um ano e meio em novembro, o que derrubou a expansão do setor privado como um todo à mínima em seis meses. O PMI Composto caiu a 52,0 em novembro, de 53,4 no mês anterior.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

O articulado de quase 23 metros que leva mais de 150 passageiros e faz uma avenida funcionar como corredor de massa

2,5 milhões de romeiros por ano e um padre que o Vaticano começou a estudar para santo: a cidade cearense que vive da fé no Padim Ciço

O ônibus elétrico de 12 metros que pode rodar até 250 km por carga e muda a rotina das garagens urbanas

O monumental complexo de 30 cavernas budistas escavadas na rocha a partir do século II a.C. que abriga pinturas e esculturas históricas na Índia

Naufrágio encontrado a quase 3 mil metros de profundidade revela carga intacta e muda pistas sobre rotas comerciais antigas

Quanto custa reformar completamente um banheiro em maio de 2026?

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.