BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Master: o Banco Central resolveu um problema criado pelo próprio BC

Aluizio Falcão Filho Por Aluizio Falcão Filho
23/11/2025
Em Aluizio Falcão Filho

Daniel Vorcaro dormiu ontem com o banco Master vendido ao grupo Fictor e com a sensação de que tinha resolvido o maior de seus problemas. Acordou com a instituição liquidada extrajudicialmente e um mandado de prisão com seu nome impresso no papel. O motivo oficial para a prisão e a intervenção do Banco Central teria sido uma venda de títulos sem lastro ao Banco Regional de Brasília, que já havia tentado adquirir o banco de Vorcaro há alguns meses.

A razão pela qual o Master foi liquidado, no entanto, é apenas protocolar. Há pelo menos dois anos se comenta no mercado financeiro que Vorcaro estava em dificuldades e tinha emitido mais CDBs que sua capacidade de resgatar os títulos. O que mantinha a instituição funcionando era a emissão e venda de novos papéis, como se fosse uma bicicleta pedalando para ficar em pé. Além disso, outras irregularidades eram investigadas pelo BC e pela Comissão de Valores Mobiliários.

Vorcaro, evidentemente, é o principal responsável pela situação que levou o banco à liquidação. Mas há outro responsável pela agonia do Master: o próprio BC. Quando a crise envolvendo a emissão de CDBs começou, o presidente do Banco Central ainda era Roberto Campos Neto, hoje no Nubank e uma espécie de monstro sagrado do mercado financeiro. Embora tenha muitas qualidades, Campos Neto falhou ao não agir de forma enérgica quando os problemas com o Master tiveram início.

Campos Neto saiu do BC e Gabriel Galípolo entrou em seu lugar. A pressão contra o Master dentro do Bacen ficou maior, mas foi contida por um lobby orquestrado pelo próprio Vorcaro no Congresso e junto a personalidades ligadas ao governo federal e ao cenário político de forma geral.

Leia Mais

DANIEL VORCARO

Defesa de Daniel Vorcaro apresenta nova proposta de delação à PF e à PGR

3 de junho de 2026
banco central selic

Selic a 14%: XP reduz aposta em cortes de juros com inflação mais alta

3 de junho de 2026

Em setembro, por exemplo, a Câmara dos Deputados articulou propostas para limitar a autonomia do Banco Central, permitindo inclusive que o Congresso pudesse demitir o presidente e diretores da instituição por maioria absoluta, caso considerasse que a condução da autoridade monetária fosse “incompatível com os interesses nacionais”.

Ocorre que o BC é independente. E resistiu ao lobby parlamentar: não autorizou a venda ao BRB e passou a monitorar a situação de Vorcaro em tempo real. Foi assim que todas as suas operações foram investigadas e uma irregularidade ligada à venda de títulos ao BRB foi detectada.

Ou seja, o BC tardou, mas não falhou.

Neste episódio, a autoridade monetária protegeu o sistema financeiro de um colapso maior, mas deixou que a crise se arrastasse até o limite da insolvência. A demora em agir custou caro ao mercado e aos investidores, mas a decisão final de liquidar o Master e responsabilizar Vorcaro mostra que, apesar das pressões políticas e dos erros de condução, o Banco Central reafirmou sua autonomia e encerrou um ciclo que ele próprio havia permitido se prolongar.

Esqueça o quartzo e a turmalina verde, pois este silicato de berílio e alumínio de dureza 8 exibe inclusões naturais únicas chamadas de jardins em sua rocha

Um obelisco marca o centro exato da América do Sul: a capital fundada por bandeirantes em busca de ouro e cercada por três biomas

O ônibus elétrico nacional de 12 metros que leva mais de 70 passageiros e coloca bateria brasileira na disputa das grandes cidades

Um convento de quase 500 anos no alto de um penhasco e uma das maiores fábricas de chocolate do mundo: a cidade que deu nome a um estado inteiro

O double decker de 15 metros que leva até 60 passageiros e transforma viagem longa em experiência de estrada premium

O inovador elevador de barcos rotativo de 35 metros de altura inaugurado em 2002 que realiza uma manobra de 180 graus para unir canais na Escócia

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.