
A Shell e a Gerdau assinaram termo de cooperação que vai viabilizar a construção do primeiro parque de geração solar da petroleira no Brasil. A unidade, batizada como Aquarii, vai ser construída em Brasilândia de Minas (MG), com capacidade de 190 megawatts (MW).
As companhias não divulgaram o valor do investimento, mas a estimativa é que o parque tenha orçamento em linha com outros projetos de tamanho similar, em torno de R$ 500 milhões.
LEIA MAIS:
- Brasil Pra Frente: Último episódio discute o impacto da privatização na economia; assista
- Mario Goulart, da O2 Research, sobre Smart Fit: ‘Será uma aposta interessante para o futuro’
A ideia é formar uma joint venture em que cada companhia vai ter metade de participação no projeto. Parte da energia fornecida pelo projeto vai atender às operações da Gerdau, enquanto o restante vai ser disponibilizado ao mercado livre de energia por meio da comercializadora de eletricidade da Shell.
De acordo com o diretor de renováveis e soluções de energia da Shell Brasil, Guilherme Perdigão, a decisão final de investimento para o projeto deve ser tomada até o fim do ano e a previsão é de início das operações em 2024.
A Shell é hoje a segunda maior produtora de petróleo e gás do país, atrás da Petrobras. A petroleira anglo-holandesa aposta na geração solar como parte de sua estratégia global de chegar até 2050 com emissão de carbono líquida zero, em meio à transição para uma economia de baixo carbono.
Depois de quase três anos estudando oportunidades de investimentos em renováveis no país, a companhia tem licenças da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para desenvolver outros parques solares, no Estado da Paraíba.
No caso da Gerdau, esse também será o primeiro projeto de geração solar do grupo, que pretende ampliar sua operação como autoprodutor de energia nos próximos anos, de modo a alcançar a autossuficiência energética. A companhia busca oportunidades de geração solar e eólica para atender as suas unidades de produção de aço.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: