• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
sábado, agosto 23, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mercados Bloco 1

Claro avança em receitas no segundo trimestre, mas serviços fixos caem

Por BMCNEWS
15 de julho de 2021
Em Bloco 1, Mercados, Mercadoss
DivulgaГѓВ§ГѓВЈo
EnviarEnviarCompartilhar
Divulgação

O serviço móvel foi o grande responsável pelos números positivos da Claro Brasil no segundo trimestre, de acordo com o balanço financeiro divulgado nesta terça (13). Por sua vez, as receitas de serviços fixos, como Internet e TV por assinatura, caíram no período.

Conforme os resultados divulgados pela controladora América Móvil, as receitas da Claro Brasil totalizaram R$ 9,755 bilhões no segundo trimestre, um aumento de 2,3% comparado a igual período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, a companhia registrou receitas totais de R$ 19,529 bilhões, um aumento de 1%. 

LEIA MAIS:

  • AIG vai vender unidades de vida e aposentadoria via IPO e fatia para Blackstone
  • Brasil Pra Frente: Último episódio discute o impacto da privatização na economia; assista

O grande destaque que tanto a AMX  quanto a própria Claro deram para o desempenho da operadora brasileira foi no serviço móvel. Houve um crescimento de 12,6% nas receitas do trimestre, totalizando R$ 4,685 bilhões. Já no semestre, o avanço foi de 8,8%, total de R$ 9,249 bilhões. 

Notícias Em Alta

BTG aponta que varejo farmacêutico segue em crescimento no 2º trimestre

22 de agosto de 2025

Trump envia navios de guerra à Venezuela e China reage com investimentos

22 de agosto de 2025

Praticamente todo o resultado advém de serviços móveis, com R$ 4,375 bilhões (avanço de 10,2%) no trimestre e R$ 8,665 bilhões no semestre (aumento de 7,6%). Porém, o maior crescimento proporcional veio das receitas de equipamentos. O avanço foi de 61,8% no trimestre, total de R$ 310 milhões; e de 29,6% no semestre, total de R$ 584 milhões.

Queda no fixo

O serviço fixo, que engloba as operações da Claro em banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa (antiga Net Serviços), além da Embratel, observou queda. No segundo trimestre, o recuo foi de 5,8%, totalizando R$ 5,052 bilhões. Já nos seis primeiros meses do ano, a redução foi de 5,2%, total de R$ 10,242 bilhões.

Sem detalhar os números, a AMX afirma que a Claro observou queda de 12,7% nas receitas de TV por assinatura, “com as receitas do serviço de banda larga desacelerando de 7,2% no trimestre anterior para 4,9%”. 

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) totalizou R$ 3,916 bilhões no trimestre, um avanço de 2,6%; e 7,821 bilhões no semestre, aumento de 3,9%. A margem EBITDA no trimestre ficou praticamente estável (aumento de 0,01 ponto percentual), ficando em 40,1%. No semestre, a margem subiu 1,1 p.p. e ficou em 40%. Incluindo a depreciação e a amortização, o EBIT no trimestre e no semestre, respectivamente, chegou a R$ 1,383 bilhão, recuo de 12%; e a R$ 2,638 bilhões, queda de 12,1%.

Operacional

A Claro encerrou o semestre com 67,772 milhões de acessos móveis, um crescimento de 15,8%. No segmento pós-pago houve um aumento maior, de 22,9%, totalizando 39,134 milhões de contratos. O pré-pago ainda aumentou 7,4%, encerrando junho com 28,638 milhões de acessos.

No balanço da América Móvil, a operadora brasileira não discrimina os acessos por serviços fixos de telefone, TV por assinatura e Internet, consolidando todos em unidades geradoras de receita (UGRs). Desta forma, foram 31,926 milhões de UGRs, uma queda de 4%. A AMX destacou que houve 347 mil acessos fixos desconectados, incluindo 148 mil clientes de TV paga e 152 mil de linhas fixas.

No balanço da Claro Participações enviado à CVM, a empresa destaca ter cobertura de 33,5 milhões de domicílios em 313 cidades com a rede fixa, o que engloba tanto fibra quanto cabo na última milha. Especificamente com FTTH, foram 26 novas cidades no trimestre, chegando a 108 cidades e 2,1 milhões de homes passed. 

O Claro Box TV chegou a 122 mil assinantes no segundo trimestre, o que companhia afirma ser quase 3,5 vezes maior do que nos primeiros três meses do ano. 

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002
Tags: ClaroTelefonia
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Loterias

Resultado da Quina traz prêmio milionário de R$ 9 milhões

22 de agosto de 2025
Curiosidades

Conheça a origem da Puma, a gigante que nasceu de uma briga em família!

22 de agosto de 2025
Cidades

Cidade no interior de São Paulo está se tornando um destino imperdível

22 de agosto de 2025
Carros

Você pagaria para ter mais potência? A nova e controversa cobrança da Volkswagen!

22 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS