O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira (02), depois de um balde de água fria no mercado. Os EUA não só criaram mais vagas de trabalho do que o esperado, como o salário médio mensal também subiu acima das expectativas. E a taxa de desemprego ficou abaixo do consenso, indicando que a economia americana ainda dá sinais de força. Juros, portanto, devem seguir altos.
Segundo a análise de Daniely Holanda, especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital, o payroll, divulgado na primeira sexta feira de cada mês, é um importante relatório que traz o dado da variação do número de pessoas empregadas no país, desconsiderando o setor agrícola, abrangendo cerca de 80% dos postos de trabalho da economia norte americana. Devido a sua importância, esse resultado atrai a atenção do mercado de capitais, pois é um forte indicador de como anda a saúde da economia desse país.
Algumas das maiores altas da bolsa de hoje são de GGBR4 (+2,62%), AZUL4 (+2,34%) e GOAU4 (2,23%).
Com a elevação da recomendação do banco Goldman Sachs para as ações da Gerdau (GGBR4) de neutro para compra, a ação hoje segue em alta, impactando de modo positivo também em sua Holding (GOAU4).
O banco BTG Pactual elevou a recomendação para compra para a ação de AZUL4, pois acredita numa menor concorrência no mercado interno devido ao pedido de reestruturação da Gol.
Algumas das maiores quedas da bolsa de hoje são de COGN3 (-8,33%), LWSA3 (-3,60%) e MRVE3 (-3,45%).
As três ações listadas são de setores bem sensíveis aos dados de juros, tendo um forte impacto com o resultado do payroll de hoje. Além disso, o banco BTG Pactual rebaixou a recomendação para venda para os papéis de COGN3.
O movimento de alta do dólar hoje reflete ainda o dado do payroll, tendo em vista que mostrou números mais expressivos que o esperado, vindo quase 90% acima do consenso.
Na minha visão, o movimento de alta dos DIs segue o mesmo motivo da alta do dólar. O dado traz a incerteza no início da redução da taxa de juros, pois, o mercado se mostrando ainda aquecido, reforça a possibilidade de manutenção dos juros pelo Fed, trazendo a incerteza também para a nossa taxa futura de juros.
Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 127.182,25 (-1,01%)
- S&P 500: 4.958,59 (+1,07%)
- Nasdaq: 15.628,95 (+1,74%)
- Dow Jones: 38.654,62 (+0,35%)
- Dólar: R$ 4,96 (+1,07%)
- Euro: R$ 5,36 (+0,35%)