O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (21), com investidores do mercado repercutindo a ata da última reunião do banco central norte-americano. Membros da autoridade monetária concordaram em manter os juros elevados por quanto tempo for necessário para levar a inflação de volta à meta de 2%, mesmo após desaceleração de dados recentes de inflação e emprego.
Para o especialista em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital, Miguel Rodrigues, os investidores realizaram lucros no pregão de hoje após alta de 4 dias seguidos na nossa bolsa, atingindo seu maior patamar desde junho de 2021.
Proposta de aumento do ICMS feita por 6 grandes estados impacta negativamente o nosso índice, sendo o setor elétrico, bancário e de consumo os mais afetados com essa decisão. As ações de Petrobras também têm dia de performance negativa devido a rumores da possível saída de Jean Paul Prates do comando da estatal. Tal especulação traz um viés muito pessimista para o mercado, uma vez que hoje não há nenhum nome em discussão para assumir o comando da estatal, além de que o atual presidente tem conseguido realizar uma boa administração da empresa diante das pressões sofridas pelo governo.
Por outro lado, Vale opera em alta no dia de hoje por ser o último dia para garantir os dividendos a serem pagos na 1ª semana de Dezembro. Além disso, novas sinalizações do governo da China de maiores estímulos ao setor imobiliário, e nota divulgada pelo Goldman Sachs elevando a recomendação de compra do ativo fazem, na minha visão, com que o papel suba, diluindo a performance negativa do índice.
Entre as altas, temos VALE4, GGBR4 e BRAP4, que lideram as altas do IBOV subindo devido ao aumento do preço do minério de ferro causado pelas sinalizações do governo da China por maiores estímulos ao setor imobiliário, e por ser o último dia para garantir os dividendos de VALE3 e BRAP4.
Já entre as quedas, temos MGLU3 caindo devolvendo os lucros recentes. Já MRVE3 cai devido à redução do preço alvo pelo Santander e EZTC3 caindo 5,79% sendo bastante impactada pelo aumento dos juros futuros.
Dólar opera em alta no dia de hoje devido a alta de 0,61% no IGP-M divulgado pela FGV, receio dos investidores pela divulgação da ata do FOMC e possibilidade de aumento do ICMS no mercado doméstico, impactando diversos setores.
Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 101.005,64 (-2,42%)
- S&P 500: 4.538,88 (-0,19%)
- Nasdaq: 14.199,98 (-0,59%)
- Dow Jones: 35.088,29 (-0,18%)
- Dólar: R$ 4,89 (+0,96%)
- Euro: R$ 5,34 (+0,67%)