Em 24 de novembro de 2023 ocorrerá a tão aguardada Black Friday, mas a expectativa é tão grande que muitos sites já começaram a apresentar ofertas. Neste ano, o uso estratégico da tecnologia será uma aposta forte para entender a desistência de compra do cliente e para oferecer descontos mais atrativos. Além disso, estão sendo planejadas promoções específicas semanais durante todo o mês, que possivelmente podem ter preços mais vantajosos do que na própria Black Friday.
As campanhas de “Esquenta para Black Friday” já começaram e prometem se intensificar ao longo das semanas. O varejo, por sua vez, não deixa para lucrar apenas no dia oficial da Black Friday, mas aproveita todo o mês para atrair o público com ofertas irresistíveis. Entre as estratégias adotadas estão os descontos progressivos e promoções direcionadas a dias específicos da semana.
Semanas de descontos: uma nova abordagem para a Black Friday

Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores, revela que as tradicionais campanhas semanais são comuns especialmente no setor de eletroportáteis. Nesses casos, a empresa seleciona um produto para oferecer maiores descontos em um dia específico da semana. A expectativa é que o preço seja igual ou até menor do que o cobrado na Black Friday. Além disso, cupons de desconto, cashback e promoções do tipo “leve três, pague dois” são outras formas de atrair o consumidor para a compra.
Black Friday ou Black November?
Este ano, a tendência aponta para um novembro todo dedicado à Black Friday, com campanhas específicas lançadas para dias da semana focando em produtos específicos. Maurício Cascão, CEO da Mosaico, proprietária dos buscadores de preços Buscapé e Zoom, ratifica que ainda há um volume expressivo de vendas no dia da Black Friday, mas destaca que este dia já não é mais o único a atingir picos de vendas expressivas. A concorrência acirrada acaba por antecipar as promoções relacionadas à Black Friday.
Como a tecnologia pode potencializar as vendas na Black Friday?
Diante desse cenário, a tecnologia assumirá um papel crucial na análise do comportamento do consumidor para impulsionar as vendas. Por exemplo, se o cliente demonstrar interesse em um item, mas acaba desistindo da compra, o varejista pode oferecer promoções personalizadas e cupons de desconto relacionados àquele produto para tentar concluir a venda. Portanto, a empresa que for mais rápida e estratégica tem maiores chances de converter a venda, afirma Tozzi.
Concluímos, portanto, que a Black Friday de 2023 ultrapassará os limites de um único dia, se estendendo por todo o mês de novembro. As estratégias de marketing digital e o uso inteligente de tecnologia serão fundamentais para entender o comportamento do consumidor e alavancar as vendas. Da mesma forma, ao consumidor resta ficar atento às ofertas, pesquisar preços e aproveitar os descontos ofertados nessa temporada.