O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (19), apesar de ter passado boa parte do dia em alta, acabou perdendo seus ganhos depois de falas do presidente do Fed, Jerome Powell, que reconheceu que a força da economia pode colocar o progresso da inflação em risco e que, a depender dos próximos dados, mais juros podem ser necessários. Ele também voltou a dizer que as taxas vão seguir altas até que a autoridade monetária tenha confiança de que a inflação vai voltar para a meta de 2%.
Indicadores
Nesta quinta-feira (19), os investidores analisaram e reagiram a falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, durante evento do Clube Econômico de NY. Ele afirmou que evidências de força adicional da economia podem colocar progresso da inflação em risco e que o banco central poderá apertar mais a política monetária americana se ela seguir resiliente.
Em discurso durante evento no Economic Club de New York – que foi inicialmente interrompido por manifestantes -, Powell reforçou que os juros nos Estados Unidos serão mantidos restritivos até que a autoridade tenha confiança de que a inflação irá voltar para a meta de 2%. “Estamos atentos a dados que mostram que força da economia e de mercado de trabalho”, disse ele, conforme transcrição publicada no site do Fed.
Além disso, foi divulgado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos que os novos pedidos de seguro-desemprego caíram para 180 mil na semana encerrada em 14 de outubro. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperavam 212 mil novos pedidos. Na semana anterior, os pedidos somaram 209 mil, conforme dados revisados.
Já as vendas de casas usadas nos EUA tiveram uma queda de 2% em setembro em relação ao mês anterior, para 3,96 milhões, conforme mostrou dados divulgados pela National Association of Realtors (NAR). As projeções do mercado apontavam para 3,89 milhões de vendas no período. No mês anterior, as vendas caíram 0,7%, conforme dados revisados.
Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 114.004,30 (-0,05%)
- S&P 500: 4.277,35 (-0,86%)
- Nasdaq: 13.186,17 (-0,96%)
- Dow Jones: 33.414,17(-0,75%)
- Dólar: R$ 5,05 (-0,03%)
- Euro: R$ 5,35 (+0,47%)