BM&C NEWS
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴 AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Ministro Alexandre de Moraes é sancionado pela Lei Magnitsky

Renata Nunes Por Renata Nunes
30/07/2025
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, uma medida que visa a penalização de indivíduos envolvidos em corrupção, abuso de direitos humanos e violação das leis internacionais. A sanção, anunciada hoje, impede Moraes de realizar transações financeiras nos Estados Unidos e congela quaisquer ativos que ele possa ter naquele país. A decisão de sancioná-lo é um reflexo das políticas externas dos Estados Unidos em relação a práticas que envolvem a violação dos direitos humanos e corrupção em nível global.

O nome de Alexandre de Moraes foi inserido no SDN List (Lista de Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas), administrado pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. A inclusão de Moraes na lista ocorre sob o programa Global Magnitsky (GLOMAG), uma ferramenta que permite ao governo norte-americano aplicar sanções a indivíduos e entidades estrangeiras envolvidas em abusos de direitos humanos e atividades corruptas.

O que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky, sancionada em 2012 pelos Estados Unidos, foi criada em resposta à morte do advogado russo Sergei Magnitsky, que denunciou um esquema de corrupção envolvendo funcionários do governo russo. A lei foi elaborada para punir responsáveis por abusos de direitos humanos e corrupção por meio de sanções financeiras e restrições de viagem.

Essa legislação permite ao governo dos Estados Unidos impor sanções a indivíduos e entidades estrangeiras que sejam considerados responsáveis por violações de direitos humanos ou envolvimento em práticas corruptas. A medida inclui o congelamento de ativos, restrições de viagem e proibição de negócios com entidades americanas. Além disso, a lei permite que sanções sejam aplicadas a pessoas e empresas envolvidas no apoio a tais atividades, sem necessidade de envolvimento direto com o ato criminoso em si.

A Lei Magnitsky é uma das ferramentas mais poderosas do governo dos Estados Unidos para combater a corrupção e as violações dos direitos humanos em nível internacional, e sua aplicação se estende a diversas nações ao redor do mundo. O programa Global Magnitsky foi ampliado ao longo dos anos, permitindo ao governo dos EUA aplicar sanções não apenas na Rússia, mas também em outros países onde a corrupção e a repressão política sejam prevalentes.

Leia Mais

GALÍPOLO

Na Expert, Galípolo evita sinalizar próximo passo da Selic mas reforça ‘calibragem’ das expectativas

25 de julho de 2026
Alerta para clientes do Itaú e Bradesco, não façam PIX de "sinal" para segurar um carro

FMI elogia Pix e cobra autonomia financeira do Banco Central

24 de julho de 2026

Como a sanção afeta Alexandre de Moraes?

Com a inclusão de Alexandre de Moraes na SDN List, ele está sujeito a severas restrições financeiras e de mobilidade. O ministro não poderá acessar qualquer recurso financeiro nos Estados Unidos, e suas propriedades no país estão automaticamente bloqueadas. Isso também afeta suas interações com empresas e entidades norte-americanas, que ficam proibidas de realizar transações com ele. A sanção reflete uma resposta direta do governo dos Estados Unidos à postura de Moraes em relação a questões políticas internas e a sua atuação em determinados processos judiciais.

Além disso, a medida pode impactar sua capacidade de realizar viagens internacionais, especialmente para países que seguem a política de sanções dos Estados Unidos. Embora as sanções da Lei Magnitsky sejam aplicadas com base em justificativas legais e internacionais, elas geram impactos significativos na vida política e financeira dos indivíduos afetados.

O impacto das sanções de direitos humanos e corrupção global

A Lei Magnitsky tem sido um marco na luta contra abusos de direitos humanos e corrupção em diversas partes do mundo. Com o aumento da pressão internacional para que governos e líderes respeitem as normas de direitos humanos e pratiquem a transparência financeira, o programa se tornou uma ferramenta eficaz para pressionar governos e figuras públicas envolvidos em atividades ilícitas.

  • Aplicação global das sanções: A sanção a Alexandre de Moraes é mais um exemplo de como os Estados Unidos buscam responsabilizar indivíduos em cargos de poder por seus atos.
  • Resposta do Brasil: A decisão de sancionar Moraes poderá provocar reações no cenário político brasileiro, uma vez que ele é uma figura chave no sistema judicial do país.
  • Impacto internacional: A inclusão de líderes estrangeiros na SDN List pode afetar relações diplomáticas e comerciais, tornando o cenário ainda mais tenso.

Com a sanção, a expectativa é de que o governo brasileiro, junto a outras nações, possa se posicionar sobre essa decisão dos Estados Unidos, principalmente considerando a repercussão política interna e as possíveis reações nas relações diplomáticas entre os dois países.

O governo dos Estados Unidos reforça que a Lei Magnitsky é uma das principais ferramentas para lidar com a corrupção e violações de direitos humanos em nível global. A cada novo nome sancionado, a mensagem de que práticas corruptas e abusivas não serão toleradas é mais enfática, com implicações diretas para a credibilidade internacional dos líderes envolvidos.

Enquanto isso, os observadores internacionais continuam a monitorar de perto as reações e os desdobramentos dessa decisão, com especial atenção para as consequências políticas dentro do Brasil e o impacto nas relações diplomáticas entre as duas nações.

Veja mais:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal no YouTube

Petróleo e tarifas colocam Fed sob pressão e reforçam busca por diversificação

BM&C News integra sabatina com pré-candidatos à Presidência

Na Expert, Galípolo evita sinalizar próximo passo da Selic mas reforça ‘calibragem’ das expectativas

Trump diz que Irã adota postura mais séria em negociações

Ibovespa cai mais de 1% pressionado por petróleo e bancos

Tarifas dos EUA atingem mais de 23% das exportações brasileiras

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
redacao@bmcnews.com.br

Comercial:
comercial@bmcnews.com.br

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRASIL PRODUTIVO
      • Mercado de Capitais
      • Inovação travada
    • CONTA BRASIL
      • Combustível Brasil
    • BRASIL QUE INOVA
    • BRASIL QUE EMPREENDE
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • BRAZILIAN WEEK 2026
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • CARLOS HONORATO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • LIANE GARCIA
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.