BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

INSS e DPU aceleram processos: Novidades sobre BPC/Loas, perícias médicas e benefícios!

BMCNEWS Por BMCNEWS
25/02/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Defensoria Pública da União (DPU) chegaram a acordos que prometem acelerar o atendimento aos segurados que efetuaram pedidos de benefícios como a Prestação Continuada (BPC/Loas) e a realização de perícias médicas.

Alterações nos pedidos de BPC/Loas para menores de 16 anos com deficiência

Confira o Calendário de Pagamentos do INSS: Saque começa na Próxima Semana!

Dentre as demandas abordadas, uma delas é relativa às mudanças nos pedidos de BPC/Loas para menores de 16 anos com deficiência. Até o momento, para a realização da perícia médica, é exigido um documento com foto do beneficiário, o que tem causado transtornos às famílias que buscam o benefício, na visão da DPU.

“A lei não exige o documento com foto. Então, eles podem usar o registro civil somente porque é muito difícil tirar documento de identidade no Brasil, especialmente em regiões remotas”, salientou Carolina Botelho, defensora pública federal e coordenadora substituta da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária (CCR PREV).

A sugestão da Defensoria é que se adote o banco de dados do Cadastro Único (CadÚnico), já utilizado na análise do benefício, além da confirmação da composição familiar por meio da visita social. Outra sugestão é a formação de parcerias com institutos de identificação, nos casos de mutirões para realização de perícias médicas.

Reuniões envolvem diversas instituições

As negociações foram realizadas em dois encontros que contaram com representantes do INSS, DPU, Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU), Advocacia-Geral da União (AGU), e Controladoria-Geral da União (CGU).

Redução do tempo na fila de espera

Os prazos para análise dos pedidos de benefícios e de realização de perícias médicas também foram discutidos durante as reuniões, visando à redução do tempo de espera. Segundo um termo de acordo definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os prazos para análise não devem ultrapassar 90 dias, podendo variar conforme a complexidade do benefício.

Para as perícias médicas, foi estabelecido o prazo máximo de 45 dias após o agendamento, ou de 90 dias, se forem realizadas em unidades de perícia médica de difícil provimento de servidores.

Leia Mais

bloqueio no orçamento

Governo bloqueia R$ 22,1 bi no Orçamento e acende alerta sobre despesas obrigatórias

25 de maio de 2026
consignado INSS

Novas regras para empréstimo consignado do INSS: veja o que muda

19 de maio de 2026

Inclusão das comunidades quilombolas

Outro ponto tratado nos encontros se refere às dificuldades encontradas para o preenchimento da autodeclaração online para benefícios previdenciários em comunidades quilombolas. A DPU identificou um problema no sistema, que redireciona o usuário para um formulário voltado exclusivamente ao Imposto Territorial Rural (ITR), ao selecionar a opção ‘Rural’.

Contudo, as terras coletivas das comunidades tradicionais/quilombolas não apresentam a obrigatoriedade de ITR. A DPU formalizou a demanda e o INSS se mostrou disposto a fazer os ajustes necessários.

Petrobras retoma importação de diesel no fim de junho após dois meses de produção própria

Brasil é eleito para integrar Conselho Econômico e Social da ONU

Supremo Tribunal Federal vira centro do debate sobre segurança jurídica e eleições de 2026

Trabalho híbrido redefine cultura, produtividade e liderança nas empresas

De entrevistador a entrevistado

A Soberania Começa em Casa

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.