BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Discussão sobre gastos públicos e revisão de gastos com o INSS

BMCNEWS Por BMCNEWS
16/04/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O recente debate sobre o arcabouço fiscal brasileiro, instaurado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe à tona diversas questões sobre a sustentabilidade das contas públicas no país, afetando inclusive o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social. A substituição do antigo teto de gastos pela Lei Complementar nº 200/2023 despertou tanto interesse do meio político quanto do mercado financeiro, dada a sua importância para a trajetória fiscal do Brasil nos próximos anos.

A nova regra, que determina que os gastos públicos devem crescer até 70% da evolução das receitas do ano anterior, surge em um momento crucial, visando maior flexibilidade e adaptabilidade das finanças públicas às variáveis econômicas. Contudo, com despesas obrigatórias correspondendo a cerca de 91% do orçamento de 2024, o desafio de manter um equilíbrio fiscal torna-se ainda mais evidente.

Como funciona a nova regra de despesas públicas?

Discussão sobre gastos públicos e revisão de gastos com o INSS
Discussão sobre gastos públicos e revisão de gastos com o INSS

De acordo com a Lei Complementar nº 200/2023, a expansão dos gastos do governo está diretamente ligada ao desempenho das receitas, com um limite de crescimento real de 0,6% a 2,5% por ano. Isso significa uma abordagem mais dinâmica e responsiva, permitindo uma certa expansão das despesas em períodos de alta arrecadação, mas impondo restrições adicionais caso o resultado primário fique abaixo de um determinado patamar.

Leia Mais

consignado INSS

Novas regras para empréstimo consignado do INSS: veja o que muda

19 de maio de 2026
Foto: BM&C NEWS

BM&C News entrevista com exclusividade o senador Carlos Viana, relator da CPMI do INSS

16 de abril de 2026

Despesas obrigatórias e o INSS

Apesar da flexibilidade trazida pela nova legislação, as despesas obrigatórias, sobretudo as previdenciárias, colocam uma pressão constante sobre o orçamento. O governo já projetou que medidas de eficiência, como o uso de tecnologia na análise de benefícios temporários pelo INSS, podem trazer economias significativas. Estima-se uma redução de custos na ordem de R$ 10,9 bilhões apenas com revisões no INSS em 2024.

Perspectivas futuras

Ainda assim, a necessidade de um debate estrutural sobre as despesas obrigatórias e seus impactos no orçamento a longo prazo é inevitável. A questão dos pisos constitucionais para educação e saúde, por exemplo, impõe um crescimento automático dessas despesas, o que pode limitar a capacidade do governo de investir em outras áreas. Mudanças nessa estrutura demandariam discussões amplas no Congresso Nacional, além de enfrentar resistências políticas e sociais.

Enquanto o “spending review” (revisão de gastos) se mostra como uma ferramenta valiosa para alocar recursos de maneira mais eficiente, sua implementação precisa ser acompanhada de uma visão de longo prazo, que considere o tamanho e a rigidez das despesas obrigatórias.

Em suma, o diálogo entre governo, legislativo e sociedade se faz necessário para enfrentar os desafios impostos pelo novo marco fiscal. A criação de um ambiente econômico sustentável passa, inevitavelmente, por ajustes e discussões que vão além das medidas pontuais, exigindo uma visão estratégica e comprometida com o equilíbrio das contas públicas e o desenvolvimento do Brasil.

  • Entendimento da nova regra fiscal e suas implicações.
  • Debate sobre as despesas obrigatórias e sua sustentabilidade.
  • Importância da revisão contínua de gastos.
  • Diálogo necessário entre governo, legislativo e sociedade.

O futuro da política fiscal do Brasil está, portanto, atrelado à capacidade de adaptar-se a um cenário econômico em constante mudança, ao mesmo tempo em que garante a responsabilidade com as contas públicas.

Bitcoin despenca abaixo de US$ 60 mil após payroll forte nos EUA e amplia correção do mercado cripto

Ibovespa encerra semana abaixo dos 170 mil pontos

B100 lança OPA para adquirir ações remanescentes de ex-controlada do grupo Reag

Petrobras retoma importação de diesel no fim de junho após dois meses de produção própria

Brasil é eleito para integrar Conselho Econômico e Social da ONU

Supremo Tribunal Federal vira centro do debate sobre segurança jurídica e eleições de 2026

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.