BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

A cidade brasileira onde a rua principal é dividida ao meio entre dois países e uma avenida separa o real do peso uruguaio

Vitor Por Vitor
18/04/2026
Em Cidades

Quem simplesmente atravessa a rua principal da cidade de Chuí muda de país sem que precise tirar os pés do asfalto. A pequena cidade gaúcha e a sua irmã uruguaia, que atende pelo nome de Chuy, compartilham exatamente a mesma avenida, sem que haja qualquer muro, cancela ou placa de imigração separando-as no meio do caminho.

O canteiro central que também serve como uma fronteira internacional

A linha que divide os territórios do Brasil e do Uruguai se estende por 1.069 quilômetros, indo desde o extremo oeste do estado gaúcho até a foz do Arroio Chuí, que deságua no Oceano Atlântico. O trecho urbano da cidade de Chuí representa o único pedaço de toda essa extensa linha onde não existe uma ponte, um rio ou um posto de controle que se coloque entre as duas nações: para cruzar de um lado para o outro, basta atravessar o canteiro central da Avenida Internacional, como está registrado no verbete sobre a Fronteira Brasil–Uruguai.

Do lado que pertence ao Brasil, a via recebe o nome de Avenida Uruguai. Já do lado que fica em território uruguaio, ela é chamada de Avenida Brasil. Cada um dos países fez questão de batizar a sua própria faixa de asfalto com o nome da nação vizinha, um detalhe que se tornou um verdadeiro achado para quem deseja tirar a clássica fotografia com um pé apoiado em cada território.

Onde a rua principal é dividida ao meio entre dois países: a cidade mais ao sul do Brasil o canteiro central separa o real do peso uruguaio
Onde a rua principal é dividida ao meio entre dois países: a cidade mais ao sul do Brasil o canteiro central separa o real do peso uruguaio

A menor cidade gaúcha que funciona como uma importante porta de entrada para o Mercosul

O Chuí conseguiu a sua emancipação política do município de Santa Vitória do Palmar no ano de 1997 e, desde então, ostenta o título de ser a cidade brasileira que está localizada à maior distância da linha do Equador. De acordo com os dados do Censo 2022, a sua população é de 6.262 habitantes, uma informação que é confirmada tanto pela Prefeitura Municipal do Chuí quanto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de seu tamanho bastante reduzido, a cidade desempenha o papel de uma das principais portas de entrada terrestres para toda a região do Mercosul. Quem está seguindo de carro a partir do extremo sul gaúcho com destino a Montevidéu ou a Punta del Este passa, de forma quase que obrigatória, pelo asfalto das ruas do Chuí.

Leia também: Na Suíça, os pobres vivem em “favelas” que oferecem uma qualidade de vida muito superior à de muitas cidades do mundo inteiro

Leia Mais

Oásis de água doce no meio da floresta: o balneário apelidado de “Caribe Amazônico” que atrai estrangeiros o ano inteiro (imagem ilustrativa)

Esta vila amazônica conquistou o título de praia de água doce mais bonita do mundo

14 de maio de 2026
Eleita 19 vezes o melhor destino de ecoturismo do Brasil: a cidade onde só entram 305 pessoas por dia na principal atração

Eleita 19 vezes o melhor destino do Brasil: a cidade onde só entram 305 pessoas por dia na principal atração

14 de maio de 2026

Como funciona o comércio nos free shops do lado uruguaio?

Os free shops ficam concentrados no lado de lá da avenida, em um corredor que atravessa o centro de Chuy. As lojas vendem perfumes, bebidas, eletrônicos, chocolates e roupas importadas com preços competitivos, aproveitando o regime aduaneiro especial da fronteira.

A cota de compras permitida para brasileiros é de 500 dólares por pessoa a cada 30 dias, e os pagamentos podem ser feitos em real, peso uruguaio ou dólar na mesma loja. Do outro lado da rua, o movimento é inverso: uruguaios cruzam a avenida em busca de alimentos, itens de higiene e roupas mais baratas nos supermercados brasileiros.

Quem deseja explorar o extremo sul do Brasil, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal Livres, Leves & Soltos, que conta com mais de 14 mil visualizações, onde Adriana e Jean Strauch mostram as curiosidades e compras no Chuí, na fronteira com o Uruguai:

A cidade mais secular do Brasil e o sotaque palestino

Um dado surpreende até quem mora perto: o Chuí foi o município com maior proporção de pessoas sem religião do país no Censo 2010, com 54,2% dos moradores declarando não ter filiação religiosa. A análise do demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU), liga o fenômeno à influência direta do Uruguai, o país mais secular da América Latina.

O perfil religioso também reflete a presença de uma comunidade de descendentes de palestinos que se instalou na faixa de fronteira gaúcha ao longo do século XX, com registros de assentamento nas regiões de Santana do Livramento, Bagé e Chuí. O resultado é um cotidiano em que português, espanhol, portunhol e árabe dividem a mesma calçada.

Quem tem curiosidade sobre a vida na fronteira, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal Mundo Sem Fim, que conta com mais de 590 mil visualizações, onde Renan e Michele mostram como é cruzar a divisa entre Chuí e Chuy e as famosas lojas de Free Shop:

 

Conheça a cidade onde o Brasil termina e começa ao mesmo tempo

O Chuí é um destino que vai muito além da curiosidade geográfica. É um lugar onde se pode experimentar, em uma única caminhada, a sensação de estar em dois países diferentes, com suas culturas, sons e sabores. A cidade prova que as fronteiras podem ser mais pontos de união do que linhas de separação.

Você precisa ir até o extremo sul do Brasil, colocar um pé no Uruguai e outro em território brasileiro, e sentir a energia única de uma comunidade que construiu sua identidade exatamente sobre a linha que divide o mapa.

Esqueça a safira azul, pois esta gema de cor laranja-rosada evoca a flor de lótus e é a variante mais exclusiva do corindo

O iate à vela de 143 metros com mastros maiores que o Big Ben, cápsula subaquática e vidros blindados de 30 centímetros

Com IA no fundo do poço, o cérebro artificial Neuro guia brocas milionárias em tempo real e evita erros de centenas de metros

O navio que parece uma doca flutuante, tem uma fenda de 122 metros na proa e remove plataformas de petróleo inteiras

Esta vila amazônica conquistou o título de praia de água doce mais bonita do mundo

Ibovespa sobe 0,72% e tenta recuperar perdas após tombo da véspera

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • COLUNA
  • Brazilian Week 2026

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.