BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Taiwan no alvo! China, EUA e um jogo perigoso de poder global

Renata Nunes Por Renata Nunes
09/03/2025
Em Análises

As recentes declarações das autoridades da China e dos Estados Unidos elevaram o nível de tensão entre as duas maiores economias do mundo. Em entrevista ao programa BM&C News, o especialista em análise macro Fábio Fares e o economista VanDyck Silveira analisaram o cenário atual, destacando os impactos econômicos e políticos dessa escalada nas relações bilaterais.

Guerra comercial e incertezas no mercado

A disputa entre China e Estados Unidos ultrapassou o campo comercial e entrou em um novo patamar de rivalidade. Segundo Fábio Fares, há um aumento das tarifas impostas pelos EUA à China, muitas vezes passando despercebido pelo mercado. “A China sofreu dois aumentos de tarifas de 10% recentemente, enquanto o foco do noticiário estava nas tarifas sobre México e Canadá“, destacou.

Fares lembra que os EUA desempenham um papel fundamental no comércio global devido ao seu grande volume de importações. “Os Estados Unidos compram muito mais do que vendem e pagam tarifas bem menores que a média global. Isso gera um déficit comercial significativo, mas também coloca os americanos em posição de força para negociações“, explicou.

Leia Mais

Carteira de trabalho, salário mínimo

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

10 de dezembro de 2025
CUSTO BRASIL NO RADAR DE BRASÍLIA

CNI alerta que regras da Reforma Tributária definirão o Custo Brasil e os preços

28 de maio de 2026

Apesar das ameaças retóricas, Fares acredita que o equilíbrio econômico entre as duas potências impede uma escalada para um conflito militar. “China e EUA dependem um do outro financeiramente. Os chineses são grandes compradores de títulos da dívida americana e um rompimento nessa relação traria efeitos negativos para ambos os lados“, avaliou.

Taiwan no centro das tensões

O economista VanDyck Silveira acrescenta que a ambiguidade da postura americana em relação a Taiwan pode encorajar uma ação chinesa mais agressiva. “Se eu fosse um autocrata e estivesse assistindo aos desdobramentos da guerra na Ucrânia, eu invadiria Taiwan amanhã“.

Silveira argumenta que essa incerteza geopolítica tem consequências econômicas diretas. “A principal fabricante de semicondutores de Taiwan, já está expandindo suas operações para a Alemanha, Europa e até os EUA para minimizar riscos. O medo de uma invasão chinesa tem impactos significativos no setor de tecnologia“, pontuou.

Além disso, Silveira destacou que a administração Trump tem uma abordagem estratégica para negociações internacionais. “O estilo do Trump é começar com uma retórica agressiva para depois encontrar um ponto de equilíbrio. Ele fez isso no primeiro mandato e pode estar repetindo a estratégia“, disse.

Impactos para os mercados globais

Os especialistas concordam que, embora o risco de um conflito direto seja baixo, a volatilidade dos mercados deve permanecer elevada. Investidores precisam acompanhar de perto as movimentações de tarifas comerciais, políticas migratórias e ações do Federal Reserve, já que qualquer escalada pode impactar a inflação e os juros nos EUA.

A relação entre China e EUA continua sendo um dos principais fatores de influência na economia global. Se por um lado há um risco crescente de rupturas comerciais, por outro, a interdependência econômica entre as potências sugere que um desfecho negociado ainda é o caminho mais provável.

Assista na íntegra

Veja mais notícias clicando aqui

O monumental templo do futebol erguido em 1950 com capacidade para 78.838 espectadores que virou o maior símbolo do esporte no Rio de Janeiro

A mítica rodovia transcontinental de 4.800 km de extensão que cruza os EUA de costa a costa e abriga em Nevada o trecho desértico considerado o mais solitário da América

A futurista arena esportiva concluída em 2021 com fachada de 513 aletas de alumínio iluminadas por LED para destacar o design do futebol em Cincinnati

Com dez vagões, nariz gigante e freios que se abrem como orelhas, o trem ALFA-X testa o futuro da alta velocidade japonesa

Arqueólogos retiram do mar 22 blocos gigantes do Farol de Alexandria e recriam em 3D uma das Sete Maravilhas

40 km de praias quase desertas e piscinas de coral na maré baixa: a península baiana de acesso difícil que preserva o ar de vila de pescadores

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.