BM&C NEWS
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 🔴AO VIVO
  • MERCADOS
  • COLUNA
  • MERCADO DE CAPITAIS
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

“Mercado está anestesiado diante do risco Irã”, afirma economista

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
20/06/2025
Em Análises

As recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerindo uma possível intervenção militar no Irã, acenderam o alerta sobre uma eventual escalada no conflito no Oriente Médio. No entanto, o impacto imediato nos mercados foi surpreendentemente contido. Em entrevista à BM&C News, o economista Bruno Musa, sócio da Acqua Vero, avaliou que o mercado global parece estar “anestesiado”, com ativos operando perto das máximas e sem sinais de aversão generalizada ao risco.

“Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, vimos uma forte reação nos mercados. Agora, mesmo com uma possível ação dos EUA contra o Irã, os índices seguem firmes, o petróleo subiu pouco, e o dólar está perdendo força”, observou Musa.

Estreito de Ormuz é o ponto crítico, mas bloqueio parece improvável

Musa alertou que, embora o mercado esteja calmo, o principal risco econômico em caso de intensificação do conflito seria o bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passa grande parte do petróleo exportado no mundo. Uma ação dessa natureza teria forte impacto logístico e pressionaria os preços globais do petróleo, elevando o risco inflacionário — inclusive para o Brasil.

Leia Mais

Ibovespa fecha em queda com mercado aguardando o Copom

Ibovespa acumula perdas na semana e no mês

29 de maio de 2026
Descontos na conta de energia para beneficiГѓВЎrios do CadГѓЕЎnico

Bandeira amarela mantém cobrança extra na conta de luz em junho

29 de maio de 2026

“O Brasil não depende diretamente do petróleo iraniano, mas os preços são em dólar. Se o petróleo dispara, a inflação por aqui também sente”, explicou.

Apesar disso, o economista considera improvável que o Irã feche o estreito, dada sua fragilidade econômica e os acordos geopolíticos que envolvem a região. O Irã já enfrenta inflação acima de 40% e grande insatisfação interna, o que tornaria o cenário ainda mais insustentável caso optasse por um confronto direto com consequências logísticas globais.

Mercado aposta em conflito breve e sem grande disrupção

Na visão de Bruno Musa, os mercados parecem precificar que um eventual ataque dos EUA ao Irã não se prolongaria por muito tempo, e que o Irã não tem capacidade bélica nem apoio regional suficiente para sustentar um conflito em larga escala.

“Me parece que os mercados estão apostando que, se os EUA entrarem, a guerra acaba rápido. E isso ajuda a explicar o comportamento mais calmo dos ativos”, concluiu.

Com o índice DXY (dólar contra cesta de moedas) operando abaixo de 99 pontos e o real abaixo de R$ 5,50, o cenário permanece de expectativa contida, mas ainda sujeito a reprecificações rápidas caso a situação no Oriente Médio mude de direção.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Desenhada com teto móvel de painéis solares e inaugurada em 2015, a obra de 15.000 m² destaca-se como o maior ícone da ciência e design no Rio

A futurista ponte estaiada de 120 metros que imita uma harpa e rotaciona 90 graus para liberar navios é um marco de engenharia irlandesa de 2009

Erguida com 184 metros de altura em 1962 para suportar ventos de 320 km/h, a torre de observação tornou-se o principal marco arquitetônico de Seattle

Há dois anos, Trump se tornava o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado criminalmente: relembre o caso

Estudo propõe novo mapa de competitividade para o Brasil com autonomia e produtividade: veja como

O barco gigante que levava 60 carros, voava a 130 quilômetros por hora sobre o Canal da Mancha e parecia impossível para uma balsa comum

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AGENDAS BM&C
    • BRAZILIAN WEEK 2026
    • COMBUSTÍVEL BRASIL
    • CUSTO BRASIL
    • INOVAÇÃO TRAVADA
    • MERCADO DE CAPITAIS
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • ELEIÇÕES 2026
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • CASO MASTER
  • PETRÓLEO E ENERGIA
  • INTERNACIONAL
  • PROGRAMAS BM&C
    • BM&C BUSINESS
    • BM&C STRIKE
    • BM&C TALKS
    • BM&C VISÕES
    • CONEXÃO SEGURA
    • GLOBAL WALLET
    • LEADERS CONNECTION
    • MANHATTAN CONNECTION
    • MANIFESTE-SE
    • MERCADO & BEYOND
    • MONEY REPORT
    • PAINEL BM&C
    • PAPO DE DINHEIRO
    • REPCAST
    • ROTA FÁCIL
    • SMART MONEY
    • WALL STREET CAST
  • CANNES LIONS
  • OPINIÃO
    • ALUIZIO FALCÃO FILHO
    • BRUNO CORANO
    • ESTEVÃO SECCATTO
    • FABIO ONGARO
    • FABRIZIO GUERATTO
    • FRANCISCO ALVES
    • MARCO SARAVALLE
    • MARCUS VINÍCIUS DE FREITAS
    • MIGUEL DAOUD
    • RENATO BATISTA
    • RUI DAS NEVES
    • VANDYCK SILVEIRA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.