Para as famílias que enfrentam dificuldades em meio a atual situação econômica, o programa de Auxílio gás continua desempenhando um papel crucial, buscando amenizar os impactos de uma vida financeiramente instável. Com o compromisso de prestar assistência a milhões de lares brasileiros, o Governo Federal destina, neste mês de dezembro de 2023, um valor de R$ 104 aos inscritos no CadÚnico, pagando uma parte considerável da despesa com gás.
Os recursos para financiar essa iniciativa provêm do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Segundo estimativas, esse mês o montante investido no programa ultrapassa os R$ 560 milhões, contemplando aqueles que fazem parte do CadÚnico e encontram-se em condições de vulnerabilidade social ou econômica.
Como funciona o pagamento do Auxílio gás?

Com um calendário bimestral, o valor do benefício, que corresponde ao preço médio nacional de um botijão de gás de 13 kgs, é depositado diretamente nas contas da poupança social do Caixa Tem. Este aplicativo permite que os beneficiários realizem pagamentos, transferências e solicitem saques em dinheiro.
Quem tem direito ao Auxílio gás e quando é realizado o pagamento?
O auxílio-gás é direcionado às famílias que já são beneficiárias do Bolsa Família, logo, a liberação dos recursos segue a mesma ordem de pagamento deste programa. Com isso, geralmente os valores do Auxílio gás e do Bolsa Família são depositados de forma conjunta.
No mês de dezembro, devido a uma decisão do Governo Federal, o pagamento foi iniciado no dia 11, com depósitos para as famílias cujo NIS termina em 1. A expectativa é que até o dia 22 todas as famílias com direito ao benefício tenham recebido, incluindo aquelas cujo NIS termina em 0.
Calendário de pagamentos do Auxílio gás em dezembro
Vale lembrar que a sequência de liberações do Auxílio Gás em dezembro de 2023, segue o seguinte esquema:
- NIS final 1: depósito em 11 de dezembro (antecipado para o dia 9);
- NIS final 2: depósito em 12 de dezembro;
- NIS final 3: depósito em 13 de dezembro;
- NIS final 4: depósito em 14 de dezembro;
- NIS final 5: depósito em 15 de dezembro;
- NIS final 6: depósito em 18 de dezembro (antecipado para o dia 16);
- NIS final 7: depósito em 19 de dezembro;
- NIS final 8: depósito em 20 de dezembro;
- NIS final 9: depósito em 21 de dezembro;
- NIS final 0: depósito em 22 de dezembro.
Para obter informações mais detalhadas sobre os pagamentos do Auxílio-gás, visite o link oficial.