Se você acompanha um pouco o mercado financeiro, com certeza já ouviu falar sobre o Payroll. Mas você sabe o que significa esse termo e qual a sua importância?
A equipe da corretora Avenue, com sede nos EUA, explica que o Payroll é um relatório de emprego e funciona como termômetros para saber como a economia americana está se desenvolvendo. “O mundo inteiro fica de olho nesse indicador, que naturalmente tem um impacto na economia americana e também acaba afetando todas as outras economias”, explica a Avenue.
Também conhecido como non-farm Payroll, este é o principal índice de emprego da economia norte-americana e mostra quantos postos de trabalho foram criados, excluindo o setor agrícola .
O Payroll é divulgado de forma mensal, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, e é produzido pelo Bureau of Labor statistics, o órgão oficial do governo norte-americano para monitorar o mercado de trabalho.
“Desse relatório a gente pode extrair diversas outras informações, como por exemplo a taxa de desemprego americana. Tanto o payroll quanto a taxa de desemprego nos dão uma boa ideia se a economia americana está aquecida ou não. Quanto mais postos de trabalho criados e menor a taxa de desemprego, mais aquecida está a economia”, explica a Avenue.
Isso significa que as empresas estão a todo vapor, contratando mais funcionários. Logo, é possível que tenhamos um aumento da inflação.
A lógica é a seguinte: se o mercado de trabalho está mais aquecido, mais as empresas estão produzindo e mais as pessoas estão consumindo.
“Se o consumo está maior, as empresas tendem a aumentar o preço dos produtos e serviços, o que se traduz em um aumento generalizado de preços. Ou seja, a inflação fica mais elevada”, explica a Avenue.
Para tentar conter o avanço da inflação, o banco central precisa subir os juros – exatamente o que foi feito ao longo do último ano. Percebeu a importância de entender o Payroll e qual o seu impacto na economia?
Abra sua conta na Avenue e diversifique suas aplicações globalmente.