
Nesta segunda-feira (13), os rendimentos dos títulos do tesouro americano despencaram em função, principalmente, da falência do Silicon Valley Bank na sexta-feira (10).
Nesse sentido, o treasury para dez anos perdia, por volta das 13h (horário de Brasília), 21 pontos-base, a 3,478%, e o para dois anos, 44,3 pontos, na maior queda desde 2008, a 4,145%.
Em resumo, o Federal Reserve, o Tesouro americano e o Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), se uniram para garantir que os clientes do SVB terão acesso ao capital depositado no banco em sua integralidade. De acordo com a nota divulgada pelas instituições, o intuito da movimentação é “proteger a economia americana e fortalecer o setor bancário”.
No entanto, a grande questão é que parte da crise causada nos bancos pequenos e médios dos Estados Unidos, é justificada pela alta dos juros impostas pelo Federal Reserve. Na tentativa de diminuir a inflação nos Estados Unidos.
Logo, a conjuntura pesa na receita dos empréstimos dos bancos e é um problema maior para bancos menores por mais de um motivo.