A bandeira tarifária de energia elétrica no Brasil permanecerá amarela em junho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira. Com isso, os consumidores seguirão com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
A decisão reflete o cenário de menor disponibilidade hídrica no país. Segundo a agência, o período seco reduz a geração nas hidrelétricas, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
Além disso, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta que as chuvas nas regiões com reservatórios hidrelétricos devem ficar abaixo da média histórica em junho em todos os subsistemas do país, o que reforça a necessidade de medidas mais caras para garantir o abastecimento.
De janeiro a abril deste ano, a bandeira tarifária permaneceu verde, sem cobrança adicional, em função das condições favoráveis de geração de energia no período. Agora, a mudança para a bandeira amarela indica um cenário menos confortável para o sistema elétrico.














