BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Tarifas e comércio: Trump diz que conversa por telefone com Lula foi ótima

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
06/10/2025
Em MERCADOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O diálogo, que durou cerca de 30 minutos, teve como principal tema a economia e o comércio bilateral, segundo publicações feitas pelo próprio Trump em sua rede social, o Truth Social. “Discuti muitos assuntos com Lula, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, escreveu o republicano.

Trump classificou a conversa como “ótima” e disse ter gostado do contato com o brasileiro. “Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”, afirmou. O presidente norte-americano também sinalizou novos encontros. “Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.”

O que disse o governo brasileiro

Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que o telefonema ocorreu em “tom amistoso” e que os líderes “relembraram a boa química” que tiveram durante o encontro recente em Nova York, na Assembleia Geral da ONU. O texto destaca que o presidente Lula aproveitou a ligação para propor a “restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

Segundo a Secom, o presidente brasileiro pediu a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas a autoridades brasileiras. Ele também recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Leia Mais

Petrobras e combustíveis: pressão externa expõe fragilidades

19 de março de 2026
BANCO CENTRAL

Copom inicia ciclo de cortes e economistas divergem sobre próximos passos

19 de março de 2026

Próximos passos e nova rodada de negociações

De acordo com a nota, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os dois presidentes também manifestaram interesse em se encontrar pessoalmente em breve.

Lula sugeriu um encontro durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, reiterou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA), e afirmou estar disposto a viajar aos Estados Unidos. Ao final da conversa, ambos trocaram telefones para estabelecer um canal direto de comunicação. Do lado brasileiro, acompanharam a ligação o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação) e o assessor especial Celso Amorim.

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

Com 3 milhões de metros cúbicos de rocha escavada, 42 pontes e 2.300 trabalhadores, o desfiladeiro mais mortal e magnífico da Ásia revela a força extrema da engenharia humana

Com 100 anos de história e uma arquitetura enigmática, a mansão esquecida do maior chefe da máfia do Vietnã esconde lendas sombrias e os ecos de um império criminal impenetrável

Pescadores relatam anomalia na água e cientistas descobrem um buraco azul no oceano que parece não ter fundo

Com 632 metros de vidro transparente sobre um abismo e um investimento colossal, o Vietnã desafia a gravidade, supera a China e inaugura a ponte mais aterrorizante e fascinante do planeta

A enigmática metrópole flutuante erguida sobre 92 ilhas artificiais de coral há 1000 anos sem o uso de argamassa ou maquinário

Movido a lixo orgânico, o sustentável Scania K 320 transporta 85 pessoas e roda até 300 km por dia reduzindo a emissão de gases poluentes em impressionantes 90%

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.