Alguns candidatos à Presidência da República querem que a Petrobras (PETR3 e PETR4) não leve em consideração os preços internacionais na precificação da gasolina no país e isso acabou mexendo com o mercado.
O professor de economia internacional do Insper, Roberto Dumas, destacou que companhia pertence ao povo, portanto, se ela não cobrar o preço internacional, significa que a Petrobras não está maximizando o lucro. “A função da Petrobras é de maximizar o lucro”.
Em participação ao BM&C Stock, o professor de economia explicou que está se referindo aos acionistas majoritários, isso porque, se a companhia não maximizar o lucro, ela não maximiza o Imposto de Renda. Sendo assim, afirmou que terá menos dinheiro para a União, que é o povo. “Portanto, se ela não maximizar o lucro, sobra menos dinheiro para o povo”.
“Ora, quem faz política pública é o governo, não empresas públicas, elas precisam maximizar o lucro, dar o maior dinheiro possível para o povo que é a União”, explicou Dumas.
No entanto, o professor de economia pontuou que se o acionista minoritário não está preocupado com o exterior, ele não comprará mais ação. ”Se o acionista não comprar, quem vai financiar os novos postos de petróleo para serem explorados?”, questionou Dumas.
Por fim, Dumas afirmou que a companhia precisa de investimentos para levantar capital e reinvestir na produção.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.