A partir deste domingo (11), direto do Congresso Federal, o analisa político Erich Decat traz os três principais acontecimentos de Brasília no âmbito da política e da economia. No programa de estreia, Decat entrevista Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos.
No cenário internacional, a economista reforça a questão da discussão do ambiente mais inflacionário por conta da recuperação da atividade econômica nos Estados Unidos e também os indicadores econômicos que estão surpreendendo economicamente. Segundo Camila Abdelmalack, outra questão que pode impactar é o temor de aumento da inflação e que o Federal Reserve pode elevar a taxa de juros antes de 2023.
No cenário doméstico, o que pode impactar é o ambiente mais inflacionário, com o IPCA acumulando inflação de 8,35% em 12 meses e as expectativas para a evolução até o final do ano. Foco também nos preços aquecidos de commodities, com taxa de câmbio desvalorizada e nos últimos meses a desaceleração nos preços das commodities. No radar também fica a tensão da retomada da atividade econômica no segundo semestre.
Outro destaque na entrevista é ambiente positivo com a retomada da atividade econômica no Brasil e como isso beneficia as empresas no mercado acionário, principalmente ligadas ao consumo doméstico. Mas ao mesmo tempo, o mercado reage negativamente com os ruídos políticos vindos de Brasília. Na semana passada, no âmbito político, o Brasil acompanhou os desdobramentos da CPI da Covid e o vazamento de áudios que mostram que Bolsonaro estaria envolvido no esquema das “rachadinhas“.
Acompanhe a entrevista exclusiva de Erich Decat com a economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, no vídeo abaixo: