As conversas sobre o 13° salário este ano têm criado muitas especulações, principalmente porque o Governo Federal ainda não anunciou oficialmente qualquer decisão sobre o tema. Então, qual é a situação real?
Se o status quo se mantiver pelos próximos dois meses, este ano de 2024 não seguirá conforme os últimos quatro anos. A antecipação do pagamento do abono de Natal para aposentados e pensionistas, que era realizada entre os meses de abril e maio, ainda não foi confirmada.
13° Salário de Aposentados do INSS

- A antecipação do pagamento se tornou automática desde 2020 devido a um decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Portanto, os aposentados e pensionistas receberam a primeira parcela do 13º em maio e a segunda em junho.
- No auge da pandemia do Covid-19, pagamentos foram ainda mais antecipados para os meses de maio e julho para injetar dinheiro na economia. Em 2022 e 2023, a primeira parcela do 13º foi paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio e a segunda entre os dias 25 de maio e 7 de junho.
- No momento, o que se sabe é que o INSS não tem previsão de antecipação do abono natalino para os aposentados. Se isso permanecer, o 13º salário do INSS 2024 será pago em agosto e novembro, em vez de maio e junho.
- Os pagamentos do 13° salário totalizam a quantia estimada de R$ 62,7 bilhões e beneficiam 32,5 milhões de brasileiros. Esse abono extra do INSS vale para quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Calendário do 13º salário do INSS
Até agora, o calendário permanece o mesmo de antes da pandemia, com pagamentos realizados em agosto e novembro. Os depósitos são organizados de acordo com o limite de pagamento e o número final do benefício. Portanto, a menos que haja alguma mudança, os aposentados e pensionistas terão que ajustar seus orçamentos para receber o 13° no final do ano, ao invés de receber antecipado no meio do ano. Todos devem ficar atentos às possíveis atualizações do governo sobre o assunto.
Este é um assunto que preocupa muitas pessoas, principalmente aposentados e pensionistas que contam com este dinheiro extra para equilibrarem suas contas. Continuaremos a acompanhar e trazer mais novidades à medida que forem sendo divulgadas.