O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um comunicado importante para tranquilizar os segurados que precisam realizar a prova de vida. A mensagem é destinada a combater informações falsas que vêm circulando, afirmando que o INSS suspenderá os benefícios daqueles que não realizarem o procedimento.
Entretanto, o INSS garante que não vai cortar os benefícios de seus segurados e orienta para que eles não compareçam a agências bancárias ou da Previdência Social para a prova de vida. Isso se dá porque o procedimento foi modificado nos últimos anos e agora é realizado pelo próprio Instituto, por meio do cruzamento de dados com diversos órgãos.
Aposentados do INSS precisam realizar a Prova de Vida?

Quando o segurado realiza uma transação bancária que demanda assinatura ou reconhecimento facial, isso já serve como comprovação de que está vivo. O rumor sobre a necessidade do comparecimento para a prova de vida começou a se espalhar após notificações serem enviadas pelo aplicativo Meu INSS e pelos bancos. No total, 961.868 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro receberam o aviso acerca do procedimento.
Porém, mesmo aqueles que receberam a notificação não precisam comparecer a nenhuma agência, uma vez que a comprovação de vida será feita pelo INSS de forma presencial nas residências dos segurados. Por conta disso, a recomendação é que todos os segurados garantam que seus dados cadastrais estejam devidamente atualizados, especialmente o endereço residencial.