Nesta noite de terça-feira (14), o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva comunicou ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que ele está fora da empresa.
Foi anunciado que Magda Chambriard assumirá o cargo, substituindo o ex-CEO da Petrobras. Chambriard traz consigo uma vasta experiência, tendo sido diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff.
O ex-CEO enfrentou diversos desafios nos últimos meses, incluindo conflitos internos com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O relacionamento deteriorou-se ainda mais após Silveira conceder uma entrevista à Folha de S. Paulo, onde admitiu os conflitos com o ex-CEO e reiterou sua autoridade como ministro sobre a companhia.
O presidente Lula justificou a demissão do ex-CEO pela falta de cumprimento das promessas feitas para o Brasil, afirmando que uma mudança de liderança ajudará a estatal a se recuperar. Por fim, segundo a colunista Maria Cristina Fernandes, do Valor, Lula quer presidente com visão mais ‘nacionalista’ na Petrobras.