
Pela primeira vez na história, a Força Aérea Brasileira (FAB) incluiu animais de estimação na operação de resgate de brasileiros em situação de risco no exterior. A segunda aeronave da FAB aterrissou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12), trazendo 214 brasileiros e quatro pets de Israel.
A missão faz parte da “Operação Voltando em Paz”, do governo federal, criada para repatriar brasileiros em Israel devido à guerra contra o Hamas. Na madrugada anterior, quarta-feira (11), uma aeronave da FAB já havia trazido outros 211 brasileiros do país do Oriente Médio. Com isso, até agora, 425 repatriados já estão de volta ao Brasil.
Como está sendo realizada a repatriação dos brasileiros?
Todos os resgates estão sendo realizados com aviões KC-30, modelo Airbus A330-200. As aeronaves estão decolando de Tel Aviv, Israel, com previsão de voo de 14 horas até o Brasil. De acordo com o último balanço do Itamaraty, mais de 2.500 brasileiros, a maioria turistas, expressaram o desejo de deixar Israel devido ao conflito, sendo 25 deles na Faixa de Gaza.
FAB continuará missões de repatriação
No entanto, o processo de repatriação não acabou. O Ministério das Relações Exteriores informou que outras mais três aeronaves da FAB estão programadas para resgatar mais brasileiros em Israel. A prioridade dos resgates tem sido para aqueles que vivem no Brasil e não têm passagens aéreas de retorno.
Brasileiros em Gaza serão resgatados com apoio do Egito
Em relação aos brasileiros em Gaza, devido às fronteiras fechadas, o governo brasileiro contará com o apoio do Egito para retirá-los do país. As negociações para essa repatriação contam com o contato direto do Itamaraty com o grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, a Irmandade Muçulmana.
Para acomodar mais pessoas nas operações de repatriação, o Itamaraty orienta que pessoas que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior terminal de Israel.
Segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina. No entanto, a grande maioria dessas pessoas está fora da área de conflito.