Hoje é comemorado o dia do orgulho nerd, data comemorativa e significativa para o milhões de consumidores que consumem do mercado geek. Em suma, a data visa enfatizar o fato de que o nerd entrou na moda, e o fato de que produções como Star Wars e os super-heróis viraram uma máquina de imprimir dinheiro, com várias lojas e empresas que se aproveitam da data para lançar promoções.
Vale a pena destacar que o Brasil é um grande mercado desse nicho, uma vez que, de acordo com informações da ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens), o mercado geek alcançou um faturamento de R$ 21,5 bilhões somente no Brasil no ano de 2021.
Vestuário, acessórios e itens colecionáveis são uma febre para os fãs de filmes, jogos, desenhos, séries e todo o universo das histórias e personagens. 2022 não ficou pra trás, pois esse mercado chegou a crescer de 5 a 10% todo ano.
Dessa forma, assim como nos anos anteriores, o ano de 2023 também promete ser bem positivo para o mercado nerd. De acordo com a NewZoo, uma das maiores empresas de dados do universo gamer, cerca de US$ 200 bilhões serão direcionados ao mercado nerd, principalmente na indústria de jogos, ainda em 2023, provando que esse setor só cresce.
Quem é o público nerd?
A 10ª edição da pesquisa Geek Power, do Omelete Company em parceria com a MindMiners e o Winnin Insights, revelou as algumas características importantes desses consumidores. A pesquisa aponta que cerca de 52% deles é homem, com idade entre entre 22 e 39 anos, mas que acima de tudo, a principal característica é que o grande público é fã.
Isso significa que a paixão pela cultura nerd leva os consumidores a gastarem 40% a mais do que a média nacional, de acordo com um levantamento da Rakuten Digital Commerce, realizado entre 2018 e 2019.
Segundo o estudo, o ticket médio das compras online do universo geek é de R$ 548,00, enquanto a média do país é de R$ 329,00. Esse dado revela o potencial do nicho para o e-commerce.