A Petrobras (PETR3; PETR4) divulgou nesta terça-feira (16) uma nova política para definição de preços de diesel e gasolina, em substituição à política de Preço de Paridade de Importação (PPI). O anúncio era esperado pelo mercado.
Segundo o comunicado da estatal, a estratégia comercial usa referências de mercado como o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras. O custo alternativo tem as principais alternativas de suprimento, enquanto o marginal é baseado no custo de oportunidade entre as alternativas para a companhia.
“Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, afirmou a Petrobras, em comunicado.
A estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, equilibrando-se entre os mercados nacional e internacional. A nova política levará em consideração a participação de mercado da estatal para otimização dos ativos de refino, além da rentabilidade de maneira sustentável.
“A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia”, disse a estatal.