As Bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira (11), seguindo o ritmo dos índices futuros dos Estados Unidos. Investidores seguem de olho nos impatos da guerra na Ucrânia, alta da inflação nos EUA e também na acelerada na retirada de estímulos do Banco Central Europeu.
Na Ásia, o cenário foi diferente. As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa, em meio às incertezas do conflito e temores com a persistência da alta inflação.
O índice japonês Nikkei liderou as perdas na Ásia hoje, com queda de 2,05% em Tóquio, a 25.162,78 pontos, enquanto o Hang Seng caiu 1,61% em Hong Kong, a 20.553,79 pontos, o sul-coreano Kospi cedeu 0,71% em Seul, a 2.661,28 pontos, e o Taiex registrou perda de 0,97% em Taiwan, a 17.264,74 pontos.
Na direção contrária, os mercados da China continental tiveram uma sessão positiva, impulsionados por ações do setor médico, que tende a ser favorecido por um recente aumento nos casos de infecção por covid-19 no país. O Xangai Composto subiu 0,41%, a 3.309,75 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,56%, a 2.173,14 pontos.
No Reino Unido, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8% em janeiro deste ano, ante dezembro de 2021, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país.
BRASIL
No cenário doméstico, o destaque fica para os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro, que será divulgado às 9h. Segundo analistas ouvidos pela Refinitiv, é esperado um aumento mensal de 0,96%, o que elevaria o IPCA de 12 meses para 10,50%.
Além disso, investidores seguem de olho nos impactos do reajuste da Petrobras (PETR3; PETR4) nos combustíveis, Ontem, a estatal informou que as refinarias (ou seja, valores para as distribuidoras) terão um aumento de 24,9% no diesel, 18,7% na gasolina e 16% no gás de cozinha. E isso pesará no bolso do brasileiro.
A decisão ajudou o senado a aprovar, ainda na quinta-feira (10), o texto principal de projeto que altera regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis e, em última versão do parecer, zera PIS/Cofins sobre diesel, GLP e biodiesel.
O texto ainda pode ser alterado durante a análise de emendas, a serem votadas separadamente. Concluída a votação no Senado, a proposta deverá voltar à Câmara dos Deputados para uma segunda análise.
RADAR CORPORATIVO
O Burger King anunciou, na quinta-feira (10), que também irá suspender todo o suporte à operação que detém na Rússia, aumentando a pressão do mundo corporativo contra Moscou. Ícones do capitalismo ocidental como McDonald’s, Coca-Cola, Pepsi e Starbucks, dentre outros, anunciaram que irão suspender seus negócios no país ao longo dessa semana diante da extensão do conflito na Ucrânia.
A Arezzo &Co (ARZZ3) divulgou ontem seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2021. Dessa forma, a empresa registrou no período um salto de 69% no faturamento bruto, que por sua vez somou R$ 1,4 bilhão.
E a C&A (CEAB3) registrou lucro líquido de R$ 154,4 milhões no quarto trimestre de 2021, alta de 41,2% quando comparado com o mesmo período de 2020, informou a empresa, nesta quinta-feira (10).
(Com informações do Estadão Conteúdo e Reuters)
Veja a agenda do dia:
Hora | Região | Evento |
9h | Brasil | IPCA (Fevereiro) |
15h | EUA | Poços de petróleo em operação |
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.